Return to search

EXPERIÊNCIA, Escuta e Diálogo: Uma Descrição Compreensiva-Hermenêutica na Constituição do Ser-Gestor-Escolar

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9542_Tese - Alexsandra dos Santos Oliveira - versão on-line-18-10-201620161026-171547.pdf: 5533720 bytes, checksum: 50628816ac44dd12a96031e0f7eb36c5 (MD5)
Previous issue date: 2016-02-19 / A leitura do mundo do fenômeno investigado, o gestor escolar, se manifesta marcada por concepções históricas, políticas e econômicas em sua aparência ontológica, possuindo uma pequena produção acadêmica que se desvela na ausência de um campo investigativo para suas reflexões teóricas e práticas. A questão investigativa geradora desta pesquisa foi: O que é e como é ser gestor escolar no contexto da escola pública? O objetivo foi descrever Compreensivamente, em uma dimensão hermenêutica, a experiência de duas gestoras escolares, estando elas no cotidiano da gestão de uma escola pública. Metodologicamente, buscou inspirações no método fenomenológico de pesquisa ao eleger os fundamentos de uma investigação qualitativa que optou por privilegiar experiência, escuta e diálogo para pensar o ser. Os sujeitos da investigação foram duas gestoras escolares, sendo uma diretora e a outra uma vice-diretora. O local da pesquisa foi uma escola pública do Sistema Municipal de Educação de Cariacica/ES. Os procedimentos e desdobramentos da investigação foram entrevistas gravadas, transcritas, textualizadas, trascriadas e literaturalizadas; o diário de campo; fotografias; observação participante; acesso e análise de documentos e a validação de pressupostos de credibilidade e confiabilidade no cumprimento de normas éticas. A tríade teórica nos levou ao encontro com três pensadores, o filósofo Martin Heidegger, o educador Paulo Freire e o filósofo da Educação Jorge Larrosa. Na análise os dados foram compreendidos e interpretados em princípios da descrição dos diálogos, do vivido na cotidianidade e do círculo hermenêutico em uma análitica de sentidos da experiência que contemplou etapas interdinâmicas de um mergulho existencial e distanciamento reflexivo para desvelar, revelar e testemunhar a aparência, os movimentos e os sentidos do fenômeno investigado. Interpretações que anunciam a tradição, as tensões, as preocupações, as dificuldades, os questionamentos, as reflexões, as angústias, o Sistema Educacional, a Política Educacional, os sentimentos (medo, paixão, ansiedade, culpa...) e cuidado ao contemplar a investigação de um fenômeno complexo e híbrido como possibilidade de compreender o ser. Assim, nomear e projetar a experiência, em uma ocupação-função, revela o anúncio de três modos de
ser-gestor-escolar: modos-de-ser-no-que-acontece, modos-de-ser-no-que-toca e modos-de-ser-no-que-se-passa, interpretação da interdinâmica dos movimentos do fenômeno que se mostra contrário à linearidade, ao revelar o ir e vir das manifestações da gestão do administrativo, do pedagógico, do financeiro, da Política Educacional, da formação, das avaliações e dos conflitos na gestão/administração de uma escola pública. O ser-gestor-escolar foi compreendido como ser-no-mundo, Dasein, que unifica o ser-aí, ser-com, ser-em, ser-simplesmente-dado e ser-si-mesmo; totalidade/singularidade, objetividade/subjetividade, impessoalidade e intersubjetividade em compreenções de uma vocação ontológica. Essa investigação moveu-se em um terreno arenoso ao projetar o ser-gestor-escolar em fundamentos: ontológicos, fenomenológicos, existenciais e dialógicos como intencionalidade, abertura e possibilidade de evidenciar um questionamento e compor as exigências acadêmicas e investigativas de um fenômeno que privilegiou o ser, a experiência e o diálogo ao descrever compreensivamente uma realidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/8552
Date19 February 2016
CreatorsOLIVEIRA, A. S.
ContributorsTRUGILHO, S. M., OLIVEIRA, E. A. M., DRAGO, R., OLIVEIRA, E. C., JESUS, D. M., PINEL, H.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds