Return to search

Interfaces ergonômicas para software educativo

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Made available in DSpace on 2012-10-20T04:47:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1
224193.pdf: 6918739 bytes, checksum: 8efb68ef837d7e3c174603adbc60acc1 (MD5) / Este trabalho aborda interfaces ergonômicas para software educativo, mais especificamente focado nos processos de concepção e avaliação, objetivando proporcionar uma interação mais eficiente, eficaz e confortável em ambientes educacionais informatizados. A partir da fundamentação teórica foi possível a análise de diversas ferramentas desenvolvidas para este objetivo, tais como: guias de estilo, guias de recomendações e técnicas de inspeção ergonômicas. Tais ferramentas são concebidas a partir de uma base específica de conhecimentos para cada ambiente analisado, essa característica não permite que haja uma sincronização entre a concepção e a avaliação, causando uma possível diminuição na qualidade da interface. A pesquisa propõe a utilização, durante o ciclo de vida de usabilidade para software educativo, de ferramentas desenvolvidas para orientar tanto a concepção como a avaliação da interface concebida a partir da mesma base de conhecimentos, a fim de que possam atuar sob as mesmas características e critérios, proporcionando um aumento na qualidade da interface. A pesquisa desenvolve, ainda, um guia de recomendações ergonômicas que utiliza a mesma base de conhecimentos encontrada em uma técnica de inspeção ergonômica concebida para ambientes educacionais informatizados.
O referido guia apresenta um total de vinte e três critérios, com recomendações comentadas, exemplos e referências bibliográficas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83937
Date January 2002
CreatorsGomes, Marcos Douglas da Silva
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Cybis, Walter de Abreu
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxi, 208 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0028 seconds