Return to search

PROTOCOLO DE TEMPO DE REAÇÃO PARA IDOSOS: Uma nova proposta aplicada em 40 idosas do grupo de convivência Juventude Acumulada.

Este trabalho teve como objetivo avaliar uma proposta de protocolo para avaliação do tempo de reação de indivíduos idosos. A amostra selecionada foi composta por 40 idosas com faixa etária variando entre 60 a 80 anos (74,5 ±14,84). A coleta de dados foi realizada em apenas uma etapa que compreendeu a mensuração do tempo de reação dos idosos pelo protocolo desenvolvido pelo autor. Após a coleta, os dados foram comparados com os resultados dos testes de tempo de reação realizados em estudos anteriores. Os dados foram analisados pelo programa SPSS utilizando o teste Tukey e a Correlação de Pearson, com resultados significativos para valores de plt;0,05. Ao analisar os resultados, observou-se que os testes do protocolo de tempo de reação apresentaram valores de 283 (±19,34) milissegundos para idosas com idade entre 60 e 65 anos. Para as idosas com idade entre 65 e 70 anos, os valores do tempo de reação atingiram 322 (±4,96) milissegundos. Na faixa etária que compreende entre 70 e 75 anos, as idosas atingiram um tempo de 340 (±8,77) milissegundos. Na faixa etária entre 75 e 80 anos, o tempo de reação foi de 401 (±28,85) milissegundos. Na faixa etárai entre 80 e 85 anos, o tempo de reação médio alcançou valores de 452 (±7,54) milissegundos. O tempo de reação médio da amostra foi de 361 (±49,54) milissegundos. Nesta pesquisa, foi observado que o tempo de reação das idosas aumentou de acordo com a progressão da faixa etária. Não foi encontrada nenhuma relação entre os dados encontrados pelo protocolo e os dados pesquisados na literatura. No entanto, esse fato ainda não comprova a ineficiência do protocolo, pois todas as avaliações levantadas na literatura avaliam musculaturas diferentes dos grupos musculares envolvidos neste estudo.
Palavras Chave:

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:unec.br:156
Date31 August 2010
CreatorsDesther Alacks Antonniêto
ContributorsMarcus Vinícius de Mello Pinto, Amédis Germano dos santos, Mário Antonio Baraúna
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC, instname:Centro Universitário de Caratinga, instacron:UNEC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds