O modelo de fronteira elipsoidal: um modelo paramétrico para a distribuição de inputs de soma constante com controle nos pesos.

O objetivo desta pesquisa foi o desenvolvimento de um modelo paramétrico capaz de distribuir inputs (entradas) com soma constante, de forma a gerar soluções DEA (do inglês Data Envelopment Analysis) CCR (modelo DEA utilizado para problemas com retorno de escala constante) fortemente eficientes com controle nos pesos. Para isso, foi construída uma fronteira de eficiência paramétrica em formato elipsoidal, generalizando o modelo esférico já existente na literatura, já que um elipsóide com excentricidades nulas é uma esfera. O Modelo de Fronteira Elipsoidal (EFM, do inglês Ellipsoidal Frontier Model), apresenta a propriedade da distribuição coerente e a capacidade de distribuir inputs considerando outros inputs e outputs (saídas) presentes no problema. Outra característica do modelo EFM, inédita até onde se tem conhecimento, é a possibilidade de gerar soluções CCR fortemente eficientes com controle nos pesos para todas as DMUs, uma distribuição de pesos diferente para cada combinação de excentricidades, proporcionando ao decisor a vantagem de poder eleger, dentre todas as soluções DEA fortemente eficientes, a que possui a distribuição de pesos mais adequada.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1009
Date18 June 2010
CreatorsJosé Virgílio Guedes de Avellar
ContributorsTânia Nunes Rabello, Armando Zeferino Milioni
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds