Return to search

Projeto conceitual de aeronaves através de técnicas de otimização multidisciplinar multiobjetiva utilizando algoritmos genéticos.

O objetivo do trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta para o projeto conceitual de uma família de aeronaves cujo resultado final produzirá o software chamado AeroGen. Para o sucesso do trabalho foi utilizada a teoria de otimização multidisciplinar (MDO) aliada à teoria de otimização por algoritmos genéticos (GAs). Através da utilização do MDO a ferramenta desenvolvida é capaz de analisar as várias áreas do conhecimento presentes no projeto conceitual de aeronaves, tais como: aerodinâmica, cargas, estruturas, propulsão, qualidade de vôo, estabilidade e controle. Com a utilização de algoritmos genéticos (GAs -Genetic Algorithms) são criadas "populações" para cada versão da família de jatos, evoluindo-as através das gerações, até se chegar a um conjunto de soluções pareto-ótimas da qual se possa escolher uma configuração ótima que atenda de forma satisfatória os requisitos de cada versão.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:610
Date14 June 2004
CreatorsLeonardo Versiani Cabral
ContributorsPedro Paglione, Paulo Afonso de Oliveira Soviero
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0045 seconds