Return to search

Validação de um kit de ELISA comercial para detecção de coproantígenos e anticorpos em soro e leite de bovinos infectados naturalmente por Fasciola hepatica.

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5652_CINTIA DAS CHAGAS BERNARDO.pdf: 612843 bytes, checksum: 51040d70cd6454b1e1355b49083aba94 (MD5)
Previous issue date: 2012-02-24 / Métodos de diagnóstico da fasciolose hepática veem sendo estudados a fim de se propor técnicas mais acuradas, de fácil execução e de menor custo, que tenham aplicabilidade a campo. O objetivo do presente estudo foi validar kits comerciais® de ELISA para detecção de coproantígenos e anticorpos em soro e leite de bovinos infectados naturalmente por Fasciola hepatica. Numa primeira etapa, foram coletadas amostras de fezes, sangue e leite de bovinos naturalmente infectados por F. hepatica. Amostras de fezes de 577 animais foram processadas segundo a técnica coproparasitológica de sedimentação fecal para ovos de F. hepatica, e 92 amostras de soro e 43 de leite foram processadas segundo instruções do fabricante de um kit ELISA comercial®. Utilizou-se o Qui-quadrado de McNemar para comparação estatística, e calculou-se a sensibilidade e especificidade, valores preditivos e kappa dos kits®, sendo o exame coproparasitológico usado como padrão. Numa segunda etapa, foram avaliados ao abate 81 fígados bovinos dos quais 45 foram condenados por fasciolose. Foi realizada a contagem dos parasitos nos fígados condenados e coletada as amostras de fezes desses animais, além de 36 amostras fecais provenientes de animais que não tiveram os fígados condenados para nenhuma enfermidade. Das amostras de fezes foram separadas duas alíquotas sendo a primeira parte das amostras processadas pela técnica coproparasitológica de sedimentação e a outra, segundo instruções do fabricante de um kit ELISA comercial® para detecção de coproantígenos. Foram calculados os indicadores de validade e reprodutibilidade, e realizado o teste de correlação de Spearman e Qui-quadrado de McNemar, sendo utilizada como padrão ouro a condenação de fígados ao abate. Com os resultados obtidos nesses estudos, ficou claro que os kits comerciais® de ELISA apresentaram maior sensibilidade em relação ao exame coproparasitológico de sedimentação para o diagnóstico da fasciolose bovina, porém, para o diagnóstico da enfermidade a campo além da eficácia, deve-se levar em consideração também a operacionalização das técnicas, não descartando assim, o uso do exame coproparasitológico, sendo este menos trabalhoso e de menor custo em relação aos kits de ELISA testados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5103
Date24 February 2012
CreatorsBERNARDO, C. C.
ContributorsZANINI, M. S., MARTINS, I. V. F.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds