Return to search

FORMA DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL POR MEIO DOS LOTEAMENTOS FECHADOS NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS/ES

Made available in DSpace on 2016-12-23T14:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Pitanga06 vf.pdf: 1515252 bytes, checksum: 589a64d30d5462f5e470d25d007765a2 (MD5)
Previous issue date: 2006-09-15 / Não disponível / Este trabalho busca entender a dinâmica de valorização do capital imobiliário, por meio da expansão de loteamentos e condomínios fechados no Município de Domingos Martins, no Estado do Espírito Santo, situado em área rural próxima a Região Metropolitana da Capital Vitória. O crescimento de condomínios fechados constitui fenômeno urbano que vem se reproduzindo de forma similar em várias localidades do Brasil e do mundo. Na atual dinâmica do processo de acumulação do capital imobiliário, a produção destes novos espaços caracteriza-se pela promoção da fragmentação do território e privatização dos espaços públicos. Para a comercialização desta diferenciada mercadoria destinada à moradia, os agentes imobiliários utilizam estratégias de marketing que exploram a construção de uma realidade imaginária, indicando que está incorporado no produto um estilo de viver diferenciado com contato irrestrito com a natureza, convívio social harmônico e isolamento de problemas cotidianos das grandes cidades como violência, poluição e trânsito.
A pesquisa, no limite espacial proposto, apresenta uma análise dos impactos que os condomínios fechados vêm ocasionando, transformando a estrutura urbana, econômica, social e ambiental, de forma a ameaçar a sustentabilidade da região.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5999
Date15 September 2006
CreatorsBertocchi, Letícia Pitanga
ContributorsCampos Junior, Carlos Teixeira, Nakatani, Paulo, Oseki, Jorge Hajime
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Economia, UFES, BR, Teoria economica; Economia da inovação; Economia regional; Métodos quantitativos
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds