Return to search

EFEITO da Suplementação Sobre a Qualidade Seminal, Libido e Níveis Séricos de Insulina em Touros Cruzados (bos Taurus Taurus x Bos Taurus Indicus)

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9360_Nara Clara Lazaroni e Merchid.pdf: 2001087 bytes, checksum: f45dfe947903be3bab0af2dafdc61c54 (MD5)
Previous issue date: 2017-07-31 / A pecuária é uma atividade extremamente importante para a economia
brasileira, visto que o país detém o maior rebanho comercial de bovinos do planeta. A eficiência reprodutiva é o fator de maior impacto econômico na produção animal (CHRISTOVÃO e FREITAS, 2012).
O impacto da fertilidade do touro no desempenho reprodutivo do rebanho é muito superior ao da vaca, pois a expectativa é que cada touro acasale no mínimo 25 matrizes, ou ainda, uma média de 50 vacas por reprodutor (FRANCO et al. 2006). O emprego da taxa de prenhez como único índice para avaliar a fertilidade dos touros, pode levar a uma avaliação equivocada, especialmente quando a estação de monta tem longa duração, ou o número de fêmeas por touro é baixo. Nestas condições, reprodutores de alta fertilidade compensam os de baixa fertilidade (Fragnani et al, 2011). O desempenho reprodutivo de touros, principalmente em criações extensivas, sofre
influência de vários fatores além das características qualitativas e quantitativas do sêmen, tais como comportamento sexual, habilidade de monta e interação social durante o acasalamento (CHENOWETH, 1983b).
Palavras chaves: fertilidade, exame andrológico, libido.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7801
Date31 July 2017
CreatorsMERCHID, N. C. L. E.
ContributorsCARVALHO NETO, J. O., CLIPES, R. C., OLIVEIRA, F. A.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Veterinárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds