Return to search

Eletrocatalisadores de platina promovidos com NiO aplicados na reação de oxidação de biocombustíveis.

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10991_Dissertação Final de Mestrado - Maurício Carlos Moreas PDF.pdf: 2886019 bytes, checksum: 62def5cfde18f2522560aa5640b00430 (MD5)
Previous issue date: 2018-02-26 / A energia renovável é fundamental para suprir novas tecnologias, e uma alternativa promissora para gerar energia limpa seria a célula a combustível (FC), a qual produz energia elétrica com redução de poluentes, e com o uso de combustíveis provenientes da biomassa, torna-se uma fonte de energia sustentável. Entretanto, é necessário minimizar o custo de produção e facilitar o abastecimento de FCs para possibilitar a aplicação em larga escala. Dentro desse contexto, foram preparados catalisadores compostos por Pt e NiO, os quais foram caracterizados por Difração de Raio-X, Espectroscopia de Energia Dispersiva e Microscopia Eletrônica de Varredura. Os catalisadores apresentaram aspecto de barro rachado, distribuição homogênea na superfície e concentrações próximas às nominais. Observou-se ainda, uma relação direta entre o tamanho dos cristalitos e a concentração de Pt. Além disso, não houve formação de liga metálica entre Ni e Pt, visto que não foram identificadas alterações nos parâmetros de rede da platina (cfc). A caracterização quanto ao comportamento eletrocatalítico da oxidação de glicerol nos eletrodos PtxNi(1-x)Oy/Ti foi investigado em meio alcalino. Os catalisadores foram preparados por decomposição térmica de precursores poliméricos em diferentes composições metálicas com alta área de superfície eletroquímica. Os resultados da voltametria cíclica e cronoamperometria mostraram que as densidades de corrente de oxidação de glicerol para eletrodos mistos eram maiores que as obtidas para eletrodos contendo apenas Pt em valores de potenciais baixos. Além disso, a mudança do potencial de início da oxidação de glicerol em direção a valores menos positivos também foi registrada, mostrando uma oxidação facilitada com esses materiais em comparação com Pt. Os eletrodos que se destacaram são Pt0,8Ni0,2Oy/Ti e Pt0,9Ni0,1Oy/Ti por apresentar a eletroatividade mais alta e a maior eficiência, respectivamente.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7823
Date26 February 2018
CreatorsMORAES, M. C.
ContributorsPINHEIRO, C. J. G., PROFETI, D., Altoé, M. A. S., NEVES, M. A., GUIMARÃES, D., BRITO, G. A. O., PROFETI, L. P. R.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds