Return to search

O povo Guarani da América Latina e relações interculturais nas mídias sociais virtuais: uso e apropriação na construção de redes de cooperação.

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_6856_MACEDO_TESE.pdf: 21708194 bytes, checksum: c9e268bbc9f9fc838ea3982d0a5e0a56 (MD5)
Previous issue date: 2016-05-30 / Este estudo propôs-se a compreender as relações interculturais que comunidades indígenas têm estabelecido nas redes sociais virtuais, entendendo-se que, anteriormente ao acesso à internet, muitos povos já difundiam suas relações em rede, como o povo Guarani. Considera-se que os povos indígenas, devido aos processos históricos de colonização, ainda vivem em situações de negligência, violação e não reconhecimento de seus direitos sociais e encontram-se muitas vezes na condição de invisibilidade. No entanto, através das redes sociais, alguns povos têm encontrado visibilidade e apoio para suas questões. A metodologia desta pesquisa constou de: revisão bibliográfica; coleta de dados em mídias virtuais, principalmente páginas abertas e grupos Guarani da rede Facebook; entrevistas semiestruturadas com 16 participantes, sendo dois participantes da Argentina, um da Bolívia, um do Paraguai e 12 do Brasil (dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul); e trabalho de campo, em aldeias no Brasil, na Argentina e no Paraguai. O ambiente virtual mostrou-se um contexto desafiante e de novas concepções, e, portanto, para este estudo, utilizaram-se as contribuições metodológicas da teoria ator-rede (TAR). Buscou-se mapear redes de relações virtuais que envolvem o povo Guarani e discorreu-se sobre o entendimento acerca de quais situações e motivações têm favorecido relacionamentos interculturais e de cooperação e com quais objetivos e projetos de apoio e etnodesenvolvimento os Guarani têm se vinculado. Os temas mais evidentes na rede Guarani foram os direitos sociais indígenas e a relação com o povo, a terra/território e a cultura. Também se observou que, através da rede social Facebook, muitas interações, comentários, curtidas e compartilhamentos, de pessoas e grupos, têm ajudado e cooperado para ampla difusão das questões deste povo, bem como para o apoio a manifestações a favor da regulamentação territorial, embora também tenham se destacado relatos e posts relacionados a preconceito e racismo contra esse povo. Propôs-se o conceito de internetnização, expansão da dinâmica da etnicidade para o contexto virtual. Como principais temas nas redes virtuais Guarani, categorizaram-se: organização política; cultura, educação e história; e projetos de etnodesenvolvimento. As organizações políticas Guarani aparecem como importantes articuladoras, com destaque para a Comissão Guarani Yvyrupa. Mesmo podendo caracterizar o espaço virtual como um lócus de tensões e conflitos étnicos, considera-se que este tem se apresentado para o povo Guarani como possível para relações interculturais profícuas, para a participação social, para o desenvolvimento de protagonismos, de valorização étnica, para a reivindicação a direitos sociais, para apoio a projetos de etnodesenvolvimento, para a emancipação e para a cooperação entre os povos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/9099
Date30 May 2016
CreatorsMACEDO, M. D. C.
ContributorsMOURA, L. T., LIMA, F. L. M., CICCARONE, C., MENANDRO, P. R. M., GARCIA, A.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds