Return to search

NEOPRAGMATISMO E RELIGIÃO: UMA ABORDAGEM DA RELIGIÃO COMO POLÍTICA CULTURAL EM RICHARD RORTY

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10855_dissertação de mestrado Andre oliva Donadia.pdf: 850898 bytes, checksum: ecc5039d8600520dac1872a184ec21f4 (MD5)
Previous issue date: 2017-04-18 / Esta pesquisa tem como objetivo examinar os elementos centrais da filosofia política liberal e uma descrição do que Rorty entende como justificativas para a defesa das instituições liberais. Analisaremos a estratégia anti-fundacionalista de Rorty para a defesa das instituições liberais contemporâneas. Feito isso, será tratado a utopia liberal de Rorty. Nesse contexto, Richard Rorty defende que o discurso religioso está em desacordo com seus ideais liberais. Como resultado, ele defende, em um primeiro momento, que a religião deve ser privatizada com o intuito de que o Estado liberal possa se manter neutro. Depois de demonstrar as escolhas que constituem a visão de Rorty, o trabalho apresentará, em particular, três posicionamentos que Rorty defende em seus escritos. O primeiro argumento é de que a religião deve ser privatizada, o segundo é a defesa da marginalização de organizações eclesiásticas e o terceiro é de que defender o pragmatismo resulta em defender uma utopia liberal secular. Neste trabalho, será explicado como esses argumentos surgem do compromisso de Rorty com seu neopragmatismo e como eles se encaixam dentro desta lógica. A começar com uma descrição, depois será demostrando que esses argumentos estão em desacordo com alguns dos pressupostos filosóficos de Rorty, que criam problemas práticos ao ideal social e político que Rorty defende e, por fim, abordamos a revisão do posicionamento de Rorty sobre o tema e indicamos uma possível inclusão da religião no espaço público por meio da noção de cultura literária.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/9367
Date18 April 2017
CreatorsDONADIA, A. O.
ContributorsCARVALHO FILHO, A. A., LUCHI, J. P., VIEIRA, S. C. A., BARREIRA, M. M.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds