Return to search

Uso do LMP para Descoberta Automática e Gerenciamento de Enlaces em Redes OTN

Made available in DSpace on 2018-08-02T00:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_3856_DissertacaoMestradoFabbianoFiorinFerrari.pdf: 1712967 bytes, checksum: 6f74ffe584a475a8284e28507c9c86ba (MD5)
Previous issue date: 2011-09-06 / Para atender a crescente demanda por serviços de telecomunicações, com aplicações exigindo cada vez mais das redes de núcleo, as Redes Ópticas de Transporte (OTN Optical Transport Network), baseadas em multiplexação por comprimento de onda (WDM - Wavelength-Division Multiplexing) e no SONET/SDH (Synchronous Optical NETwork/ Synchronous Digital Hierarchy), surgem para prover serviços de transporte óptico mais eficiente. A OTN consolida-se como a nova geração de redes ópticas, cabendo à ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Section) fornecer a padronização para os fabricantes de equipamentos e soluções de redes de transporte.
Uma vez que essas novas tecnologias de redes oferecem maiores possibilidades de tráfego, proteção, restauração, comutação e qualidade de serviço para múltiplos clientes, há um aumento na complexidade da rede como um todo e no modo de gerenciamento desta. Neste cenário, com o objetivo de aprimorar o gerenciamento dessas redes, busca-se a automatização das suas funcionalidades.
Nesta dissertação é apresentada uma proposta de arquitetura para o plano de gerência das redes OTN visando integração das funcionalidades de gerência e o plano de transporte. São desenvolvidos mecanismos para a descoberta automática da topologia e recursos da rede, baseando-se nos procedimentos descritos na recomendação ITU-T G.7714 e na IETF RFC4204 (LMP Link Management Protocol). A arquitetura e os procedimentos implementados são validados através de simulação no software OMNeT++, onde um framework de simulação de redes OTN está em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Telecomunicações (LabTel) na UFES com o objetivo de analisar, testar e validar comportamentos e funcionalidades das redes OTN.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/9606
Date06 September 2011
CreatorsFERRARI, F. F.
ContributorsFRASSON, A. M. F., MARTINELLO, M., Garcia, A. S.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds