Return to search

Prestação de serviços de natureza comunitária da extensão da Fafire: projeto semeando futuro

Made available in DSpace on 2014-06-12T18:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo365_1.pdf: 1482770 bytes, checksum: db220f5cd9a06fc412f39f4dd32eec31 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2010 / Esta dissertação procura refletir sobre uma das atividades da extensão em uma instituição de ensino superior confessional comunitária, a Faculdade Frassinetti do Recife FAFIRE. O objeto de estudo escolhido foi o Projeto Semeando Futuro, que tem como foco a economia solidária. Partindo-se de uma evolução histórica da extensão foi dado destaque, não só à influência da Igreja Católica no movimento extensionista, mas às importantes contribuições destas IES, através dos Fóruns Nacionais de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias, bem como ao tema da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O Projeto Semeando Futuro faz parte da Incubação FAFIRE, sendo a única instituição de ensino superior, de caráter privado, a possuir uma ITCP. Por se tratar de uma instituição católica, fez-se necessário refletir sobre a economia solidária, por constituir o conjunto de princípios de referência adotado no projeto, assim como traçar aspectos legais e instituições tanto da extensão como da economia solidária. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental culminando com a realização de 30 (trinta) entrevistas, com as artesãs do Semeando Futuro, no âmbito do estudo de caso, acrescida do acompanhamento em reuniões mensais com o grupo de artesãs, de visitas domiciliares e da realização de um grupo focal. As investigações aconteceram no período de julho de 2009 a julho de 2010.
Observa-se que nitidamente há a intenção em reafirmar caráter público não estatal da faculdade, ao projetar o conhecimento acadêmico para além da sua estrutura física, que a FAFIRE desenvolve uma prestação de um serviço de natureza comunitário desenvolvida na extensão com nuances de economia solidária. Apesar disto, este estudo nos levou a alguns questionamentos para o debate: as atividades do Projeto Semeando Futuro convergem para alguma prática acadêmica (ensino) e para a pesquisa? As atividades neste projeto são realmente uma demanda e necessidade de comunidade para a realização de uma efetiva atividade de extensão? Será que esta atividade de extensão é realmente uma alternativa de economia solidária? De que forma as artesãs percebem os aspectos teóricos sobre este assunto nas suas relações enquanto grupo? Até que ponto as atividades realizadas pelo Semeando Futuro é uma prestação de serviço público e/ou a expressão de uma ação pública protagonizada pela faculdade?

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7233
Date31 January 2010
CreatorsLigia Pessoa de Melo Souza, Ana
ContributorsWanderley Lubambo, Cátia
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds