Return to search

Sintese de reagentes de selênio para utilização como agentes de solvatação e derivatização quiral

Made available in DSpace on 2014-06-12T23:01:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo9203_1.pdf: 5165329 bytes, checksum: 33977dcfa18618f6868f197d99ee77b1 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2006 / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / O crescente interesse em síntese assimétrica e no desenvolvimento de fármacos enantiomericamente puros aumentou a necessidade por metodologias mais confiáveis e práticas para a determinação do excesso enantiomérico de compostos quirais. Desse modo, os métodos quirópticos convencionais baseados na rotação da luz plano-polarizada ao atravessar uma amostra tem sido substituídos por uma grande variedade de métodos, sendo a espectroscopia de RMN uma das mais importantes ferramentas para a análise de moléculas quirais. Atualmente, uma grande variedade de agentes de discriminação quiral em RMN têm sido desenvolvidos para facilitar a determinação de excessos enantioméricos tanto através do uso de Agentes de Derivatização Quiral (CDA) como através de Agentes de Solvatação Quiral (CSA), incluindo Cristais Líquidos e Reagentes com Íons Lantanídeos.
Neste trabalho, é descrita a aplicação de compostos de selênio quirais como CDAs ou CSAs através da utilização de RMN 77Se.
A primeira parte deste trabalho descreve o uso de uma selenoamina obtida a partir da L-leucina como um CSA na tentativa de determinar o excesso enantiomérico de ácidos carboxílicos α-substituídos. Nesse caso, não foi observada a separação dos sinais de RMN 77Se provavelmente devido à distância entre o átomo de selênio e o centro quiral em análise.
Na segunda parte, a partir da L-alanina, um selenoácido quiral foi sintetizado e usado como um CSA. Através da adição de uma mistura racêmica da metilbenzilamina seguida da aquisição do espectro de RMN 77Se, não foi observada a separação dos sinais. Provavelmente, a discriminação dos sinais não ocorreu devido a um processo de epimerização do CSA.
Entretanto, um novo CDA foi obtido através da reação de um selenoálcool enantiomericamente puro com ácidos carboxílicos substituídos em um experimento do tipo mix and shake. Houve separação dos picos no espectro de RMN 77Se relativos aos ésteres diastereoméricos resultantes da derivatização. A anisocronia observada correspondeu a uma separação entre 9,0 e 18,2 Hz dependendo do solvente utilizado, e essa diferença foi utilizada para determinar o excesso enantiomérico da amostra

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/8699
Date January 2006
CreatorsOLIVEIRA, Roberta Ayres de
ContributorsGONÇALVES, Simone Maria Da Cruz
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds