Return to search

Avaliação ergonômica da usabilidade do módulo de gerenciamento de auquivos do MS Office 2000 face a usuários novatos

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-18T13:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T22:37:10Z : No. of bitstreams: 1
186502.pdf: 68702531 bytes, checksum: f280795d10300aa5ee3a87a7e98c56df (MD5) / Esta pesquisa tem a finalidade de detectar problemas decorrentes das dificuldades encontradas por usuários inexperientes, na operação de interfaces gráficas. A realização de operações de manipulação de arquivos como gravar, abrir, fechar, renomear, criar pastas, inserir senhas e mais uma série de tarefas onde a performance dos usuários é prejudicada. Esta dificuldade é procedente de problemas ergonômicos encontrados na interface onde a tarefa é realizada.
Este trabalho propõe avaliar as interfaces Abrir e Salvar Como, comum a vários softwares da plataforma Windows, para buscar e obter indícios de incidentes e passos desnecessários que possam provocar barreiras e obstáculos que acarretam desconfortos, aborrecimentos, constrangimentos ou, até mesmo, traumas a uma pessoa na interação de interfaces humano-computador. Para a comprovação de tais problemas, será realizada a inspeção de usabilidade que utiliza técnicas como a avaliação heurística e o ensaio de interação humano-computador. A finalidade desta inspeção consiste em detectar a natureza destes problemas e em que contexto eles ocorrem. O usuário será submetido à técnica de verbalização simultânea onde um avaliador induz ao usuário a "pensar alto", para com isto, observar suas atitudes, reações e tomadas de decisões. Isto irá determinar o grau de facilidade ou dificuldade da interface.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80360
Date January 2001
CreatorsLima, César Alexandre Silva
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Cybis, Walter de Abreu
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatXII, 159 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds