Return to search

Efeitos ingestivos de injeções de 8-OH-DPATem distritos pontomesencefálicos que contêm pericários imunoreativos à serotonina em pombos (Columba livia)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências / Made available in DSpace on 2012-10-19T05:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T22:47:01Z : No. of bitstreams: 1
182957.pdf: 3114560 bytes, checksum: 8ec78ff7058c6c16ee0ad93060283c28 (MD5) / O presente trabalho descreve os efeitos de injeções locais de 8-OH-DPAT em vários distritos do tegmento pontomesencefálico e no aqueduto ou 40 ventrículo de pombos domésticos sobre os comportamentos de ingestão hídrica e alimentar. Uma descrição neuroanatômica da distribuição de pericários 5-HT imunoreativos (5HT-IRp) visando auxiliar o mapeamento funcional realizado por meio de injeções locais de 8-OH-DPAT em distritos do tegmento pontomesencefálico indicou que a maioria dos 5-HT-IRp estão localizados em distritos paramedianos e da linha média do tegmento mesencefálico e pontino (rafe superior), ou em áreas do tegmento ventrolateral mesencefálico e dorsolateral pontino, referido como grupo lateral. Os efeitos ingestivos de injeções de 8-OH-DPAT ou de veículo, nestes distritos foram examinados em pombos saciados com livre acesso à água e alimento. Após aplicação destes tratamentos e ao longo de 60 minutos, foram registrados os padrões comportamentais de ingestão de água e alimento (freqüência, latência e duração), a latência e a duração das posturas de sono e sonolência, e a duração dos comportamentos de autolimpeza, imobilidade alerta, exploração do ambiente e locomoção, além dos consumos de água e alimento. As injeções de 8-OH-DPAT administradas nas estruturas paramedianas e da linha média e no aqueduto/40 ventrículo provocaram, efeitos dipsogênicos, de forma consistente, e efeitos hiperfágicos de menor incidência e intensidade. As injeções de 8-OH-DPAT provocaram, de forma dose-dependente, um aumento na quantidade de água ingerida por grama de alimento consumido, indicando uma desorganização do padrão periprandial de ingestão hídrica e um aumento seletivo no consumo de água. As injeções de 8-OH-DPAT administradas no grupo lateral e em regiões não imunoreativas do tegmento pontomesencefálico não afetaram a ingestão alimentar e hídrica. Além disso, as injeções de 8-OH-DPAT nos diversos distritos estudados não provocaram efeitos hipnogênicos ou alterações nos comportamentos exploratórios. Assim, os resultados obtidos no presente trabalho sugerem: 1) a participação de receptores 5-HT1a, localizados na linha média do tegmento pontomesencefálico na regulação do comportamento de ingestão hídrica em pombos e 2) neurônios serotoninérgicos da rafe superior e do grupo lateral participam de distintos circuitos funcionais.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81582
Date January 2001
CreatorsHäckl, Luciane Pereira Nascimento
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Marino Neto, José
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatviii, 101 f.| il., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds