Return to search

A informática no ensino público estadual de Santa Catarina

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T12:17:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T23:04:06Z : No. of bitstreams: 1
187123.pdf: 6976216 bytes, checksum: 5e25d3af6163d9b77f27a51c0db5b6e6 (MD5) / Esta dissertação faz um registro da entrada da informática na escola pública do Estado de Santa Catarina. Os primeiros passos, a predisposição de instituições e pessoas, a influência no contexto escolar e as perspectivas para sua implementação.
A informática na educação catarinense se fez por meio de encaminhamentos tomados pelo Governo Federal e de respostas do Governo Estadual, sendo que ambos estabeleceram como meta trabalhar por uma educação de qualidade.
Trata da tecnologia na sociedade, da informática na educação no Brasil e da informática em nosso Estado, tem como foco maior de estudo, o período que vai do final da década de 80 à década de 90, até o ano 2000.
É um estudo que vem registrar os 13 anos de um processo que é público, mas desconhecido na sua totalidade pelos educadores e, até mesmo, por aqueles que têm sob sua responsabilidade os rumos da educação.
Foi feito um levantamento dos trabalhos realizados e teve como referência alguns profissionais que participaram do processo. Muitos escreveram essa história, dirigentes com ambições educacionais e políticas e pessoal técnico cumprindo com deveres e pleiteando realizar diferentes aspirações e, acadêmicos e pesquisadores por ser um campo receptivo e com uma demanda assegurada. Todos construíram esta história, da qual somos responsáveis, principalmente aqueles que se envolveram por ideal, em busca de fazer uma educação mais voltada para as necessidades do aluno do hoje e do amanhã. Portanto, fazemos parte desta história, a qual vale a pena ser partilhada com muitos outros, educadores ou não.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82163
Date January 2001
CreatorsBatistotti, Édna Corrêa
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Abreu, Aline França de
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatii, 191 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds