Return to search

Método de avaliação da viabilidade técnica e ambeintal do uso de espécies florestais amazônicos para fins comerciais

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T19:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T01:20:25Z : No. of bitstreams: 1
185679.pdf: 12237325 bytes, checksum: 9c4c1127857725a78f9438a70c3a84ff (MD5) / Alguns mandatários autoproclamados de elite mundial pregam a rotulação da Amazônia como "patrimônio da humanidade". Consciente dos objetivos desses arroubos, o Governo Brasileiro tem reagido com medidas cabíveis, mas jamais se deve desconsiderar a necessidade de uma vigilância constante diante do intervencionismo injustificável vigente no mundo que também ameaça nossa soberania sobre a região.. Pois, se de um lado existe a nossa douta legislação florestal e ambiental, por outro a mídia alimentada pelas intrusas ONG's (Organizações não Governamentais) propala seu descumprimento, servindo de "feed-back" ao processo.
A reação nacional ao processo foi a política de ocupação da região a qualquer custo, implementada na segunda metade do século passado que, devido ao desconhecimento de seus aspectos geográficos, não alcançou a meta plena, mas formou os extensos embaubais que sobrevieram com a mata secundária. Este fato provou que a Cecrópia sciadophilla é naturalmente adensável, sem incidência de pragas e doenças, representando a supremacia da embaúba, cuja exploração é sugerida neste trabalho, através de manejo sustentável.
A busca de alternativas técnicas e ambientais para explorar os embaubais, com o objetivo de creditar à embaúba a qualidade como matéria-prima para a produção de madeira beneficiada e celulose para papel, acalentou a idéia e o esforço para a realização deste trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, experimentos e atividades industriais, análise de dados e demonstração dos resultados.
Consequentemente, a embaúba é viável como matéria-prima, tanto para a produção de madeira beneficiada como para celulose para papel. E a sua utilização dentro dos princípios perseguidos também é uma forma de aproveitar um recurso natural renovável de curto prazo (floresta secundária), assim garantindo uma sobrevida ao recurso natural renovável de longo prazo (a Floresta Amazônica

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82935
Date January 2002
CreatorsKrügel, Erich Paul Gustav
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Possamai, Osmar
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format172 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds