Return to search

Método para análise de projetos em unidades de conservação, usando lógica Fuzzy

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T10:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um método de análise de projetos, candidatos à implantação em Unidades de Conservação (UC´s), onde o processo de apoio à decisão considera prioritariamente os critérios de ordem ambiental, econômica e social. Este método implementa a análise de projetos tradicional, onde o processo de apoio à decisão considera relevante apenas o critério econômico, deixando os critérios ambiental e social, como informação assessória.
O método contempla a análise de indicadores usualmente aceitos na economia, sociologia e ecologia, operados por Lógica Fuzzy. São estruturadas árvores de decisão, onde as entradas são os indicadores primários e cada output é resultado de operações em um bloco de regras do tipo "se, e, ou, então". A Lógica Fuzzy foi escolhida em função da sua transparência nas operações de informações, permitindo aos decisores a clara compreensão sobre as conseqüências que a interação das decisões tomadas ao longo do processo de análise tem no resultado final.
Como objeto de análise, foi considerada a possibilidade da implantação do projeto "Golfe Público" em uma área pertencente ao Estado de Santa Catarina, que já manifestou a intenção de lá instalar um parque. A área é uma restinga na Ilha de Santa Catarina, conhecida pelo nome fantasia de "Parque do Rio Vermelho".
O resultado da aplicação do método mostra que ele foi capaz de indicar aos decisores os níveis de apropriação (alta, média ou baixa) daquele projeto específico às condições dadas. Ao final conclui-se também que a apropriação de um projeto para uma Unidade de Conservação (UC) pode variar muito em função da importância que o(s) decisor(es) coloca(m) nos critérios ambiental, econômico e social.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84568
Date January 2003
CreatorsMedeiros, Sandro
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Mello, Renato Cotta de
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxiv, 86 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds