Return to search

Auto-associação do colato de sódio (NaC) em misturas com o surfactante aniônico dodecil sulfato de sódio (SDS) e o polímero neutro hidrossolúvel poli(óxido de etileno) (PEO)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química / Made available in DSpace on 2012-10-22T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1
226938.pdf: 7690015 bytes, checksum: cb8da94f7e3ad9c8ad8b7321423f241f (MD5) / As propriedades de misturas de poli(óxido de etileno) (PEO) e colato de sódio (NaC) em solução tampão tris/HCl, pH 9,00, foram aqui investigadas por meio de medidas de condutividade elétrica, tensão superficial e fluorescência estacionária. Experimentos paralelos com misturas de PEO e dodecil sulfato de sódio (SDS) foram executados. Também foi investigada a formação de micelas mistas do sal de bílis com o SDS na ausência e em presença de PEO. Os perfis da razão I1/I3 dos espectros de fluorescência do pireno versus a concentração de surfactante foram usados para distinguir a micropolaridade das micelas mistas SDS-NaC e de complexos mistos PEO-SDS-NaC. Foram analisados parâmetros de associação como concentração micelar crítica (cmc), concentração de agregação crítica (cac), ponto de saturação do polímero (psp) e o efeito da concentração do polímero nos parâmetros cac e psp. Os resultados levaram à conclusão de que não existe a convencional interação entre polímero-surfactante para o sistema PEO-NaC. No entanto, a adição de SDS a mistura regenera o processo cooperativo de associação formando complexos mistos PEO-SDS-NaC em altas frações molares de SDS. Observou-se que, à medida que as micelas mistas tornam-se ricas em NaC, cresce a tendência de perder a afinidade com o polímero e cessando qualquer processo de auto-associação cooperativa.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88840
Date January 2006
CreatorsFelippe, Arlindo Cristiano
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Minatti, Edson, Zanette, Dino
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxii, 72 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0315 seconds