Return to search

Formação continuada de professores na escola

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. / Made available in DSpace on 2012-10-23T09:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1
241323.pdf: 256514 bytes, checksum: 8eaffcb13a705754e06c18767df18522 (MD5) / Este trabalho é o resultado de uma análise da produção nacional brasileira sobre formação continuada de professores da educação infantil bem como dos anos iniciais do ensino fundamental, na modalidade de dissertação, presente no banco de dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no período de 1987 - 2004.
O objetivo geral é traçar um breve panorama da produção e buscar identificar a presença ou ausência das categorias infância e criança na mesma.
A produção foi coligida a partir do levantamento realizado por meio das seguintes palavras-chaves: formação continuada, formação continuada de professores, formação em serviço, formação de professores em serviço, capacitação de professores, capacitação de educadores, treinamento de professores, treinamento de educadores, reciclagem de professores, reciclagem de educadores, aperfeiçoamento de professores, aperfeiçoamento de educadores combinadas com as categorias: criança, infância, educação infantil, séries iniciais, pré-escola e creche.
A amostra foi composta por nove dissertações das quais foram isolados os excertos que continham as categorias acima citadas com o propósito de criar subcategorias para a análise.
A análise foi realizada a partir das seguintes subcategorias: infância como um direito da criança; infância como um período do desenvolvimento humano; infância como subdivisão de um período de vida; infância como período de vida assistido; criança como sujeito em processo de aprendizagem e desenvolvimento; criança como sujeito que constrói conhecimentos, criança como sujeito de direitos, criança como aluno; criança como estudante e criança como educando.
A investigação discorre sobre a necessidade de haver um projeto de formação continuada de professores que se proponha a realizar uma formação geral que articule conhecimentos teóricos, acesso a cultura e que busque desenvolver as mais variadas dimensões humanas. Enfatiza também como imprescindível para a formação humana, a inclusão da discussão sobre infância e criança na formação de professores, considerando a criança um sujeito histórico, social e de direitos.
A análise realizada aponta que a categoria criança, por meio de diferentes nomenclaturas, aparece em todas as dissertações, enquanto a categoria infância está pouco presente nos textos analisados. É possível perceber ainda nos textos, indícios de uma certa mudança na forma de olhar a formação continuada de professores, a escola, a infância e a criança, no entanto, para uma educação que objetive a emancipação humana parece necessário focalizar intencionalmente a infância e a criança, considerando-as categorias fundamentais na educação e na sociedade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90389
Date January 2007
CreatorsFlôr, Dalânea Cristina
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Quinteiro, Jucirema, Serrão, Maria Isabel Batista
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format109 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds