Return to search

A indústria de Venâncio Aires - RS

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. / Made available in DSpace on 2012-10-23T19:04:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1
260140.pdf: 3779540 bytes, checksum: b7f434f0f235b2fe34e427800044ab99 (MD5) / O presente trabalho busca caracterizar as atividades industriais do município de Venâncio Aires, estado do Rio Grande do Sul. Esta área faz parte de uma importante região conhecida internacionalmente por abrigar o Complexo Agroindustrial do Tabaco, dessa forma atraindo diferentes formas de investimentos de capital. Além deste, se destacam também o ramo da refrigeração comercial e confecções que tem tomado a frente na produção e nos investimentos em tecnologia e infra-estrutura. Diante das visitas feitas á onze indústrias e estas respondendo á questões diversas sobre suas atividades foram traçadas as principais características da atividade industrial local. A principal consideração que podemos inferir diz respeito a grande dinâmica desses estabelecimentos e o seu grande potencial produtivo e criativo, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. O reflexo de tudo isso está na organização do espaço local, um espaço urbano em transição, onde o antigo e o novo fazem parte do cotidiano da sociedade local.
Venâncio Aires é parte importante no desenvolvimento econômico regional quanto nacional. Durante o período analisado, observou-se que a formação do espaço e da sociedade se fez através de um conjunto de variáveis de distintas escalas geográficas, articuladas entre si e que configuraram a organização e o uso desse espaço.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91135
Date January 2008
CreatorsHeisler, Traudi
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Silva, Marcos Aurélio da
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format112 f.| il., grafs., tabs., mapas
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0133 seconds