Return to search

Uma Arquitetura para autenticação sensível ao contexto baseada em definições comportamentais

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2010 / Made available in DSpace on 2012-10-25T07:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1
284315.pdf: 2451705 bytes, checksum: 0a8a6a3708cd5c8f32a24545d909b0cb (MD5) / Dispositivos móveis tornaram-se equipamentos indispensáveis nos tempos modernos, devido à oferta de recursos cada vez mais sofisticados. Esses dispositivos têm sido utilizados em diversos ambientes de computação distribuída, a fim de permitir que os usuários estabeleçam conexões com organizações a qualquer momento e localização. Entretanto, as conexões estabelecidas são, geralmente, baseadas em processos tradicionais de autenticação que não consideram as características ambientais, restrições dos dispositivos e aplicações e informações provenientes de sensores presentes no espaço pervasivo. Assim, tais mecanismos são ineficazes para um ambiente altamente dinâmico como um ambiente de computação móvel. Logo, uma abordagem baseada em contextos pode representar uma alternativa para contornar esses desafios. Nesta dissertação é apresentada uma arquitetura que adota a autenticação de usuários baseada em um contexto espaço-temporal. Especificamente, a modelagem contextual proposta visa o aperfeiçoamento do processo de autenticação, onde os eventos capturados pelos diversos sensores encontrados em dispositivos móveis e no próprio ambiente pervasivo passam por um modelo analítico que considera tempo e espaço, simultaneamente e, também, analisa o perfil do usuário a partir desses eventos. O sistema é capaz de determinar a necessidade de autenticação conforme o perfil comportamental e as políticas de segurança das aplicações, refinando, assim, o processo de autenticação conforme as interações do usuário com o sistema.
Nos experimentos realizados, a arquitetura de autenticação sensível ao contexto mostrou ser eficiente, pois aproveita a riqueza de recursos dos dispositivos móveis para obter uma visão mais completa do cenário, aperfeiçoando o processo de tomada de decisão. As melhorias alcançadas através da adoção desta abordagem são: maior eficiência computacional, dinamicidade, autonomicidade e flexibilidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94219
Date25 October 2012
CreatorsRocha, Cristiano Cortez da
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Dantas, Mário Antônio Ribeiro
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxvi, 91 p.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds