O tratamento do erro na produção textual: Primazia da forma ou do conteúdo?

Made available in DSpace on 2016-03-22T17:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1
sum.pdf: 51402 bytes, checksum: 5de66f23417617b7994639abc68f49ce (MD5)
Previous issue date: 2001-06-01 / Neste trabalho, procuramos observar como a questão da correção e avaliação de textos vem sendo enfocada por professores do ensino médio de escolas públicas do município de Rio Grande/RS. Normalmente, dois campos costumam ser enfatizados nas correções: conteúdo e forma. Nessa análise, procuramos verificar que aspectos são priorizados por professores de diferentes áreas, quando corrigem textos.
Organizamos dois grupos de 10 professores, ambos constituídos por 5 professores de língua portuguesa e 5 professores de outras disciplinas. Na primeira fase da pesquisa, o primeiro grupo trabalhou com a hierarquização de problemas previamente identificados em 4 textos produzidos por alunos do ensino médio (pesquisa induzida). Num segundo momento, o segundo grupo trabalhou com a correção desses mesmos textos (pesquisa não-induzida). Constatamos, no grupo induzido, que não houve uma priorização significativa de um dos campos trabalhados. Entretanto, na atividade proposta nessa primeira fase, observamos um maior rigor por parte dos professores de outras disciplinas na consideração da gravidade do erro. Na pesquisa não-induzida, observamos que tanto os professores de português como os das outras disciplinas, ao corrigir e avaliar os textos, priorizaram os aspectos formais da produção. Percebemos, ainda, que a maioria dos professores não dispõe de critérios objetivos para a atividade de correção. Conseqüentemente, temos um processo avaliativo assistemático, subjetivo e voltado apenas para a prática de organização gramatical.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:tede.ucpel.edu.br:tede/389
Date01 June 2001
CreatorsTagliani, Dulce Cassol
ContributorsLeffa, Vilson Jose
PublisherUniversidade Catolica de Pelotas, Mestrado em Letras, Ucpel, BR, Letras
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel, instname:Universidade Católica de Pelotas, instacron:UCPEL
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds