Return to search

Taxonomic description of five new species of Blattodea Crato Member, Santana formation, Araripe Basin, Northeast Brazil / DescriÃÃo taxonÃmica de cinco novas espÃcies de Blattodea do Membro Crato, formaÃÃo Santana,Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil

FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico / A riquÃssima assembleia fossilÃfera encontrada na FormaÃÃo Santana do CretÃceo da Bacia do Araripe, alberga uma grande quantidade de insetos fÃsseis, incluindo a ordem "Blattaria", especialmente no Membro Crato de idade Albiana-Aptiana. A alta taxa de preservaÃÃo destes organismos e das suas partes mais frÃgeis, como as asas, acontece graÃas ao ambiente lacustre e de baixa energia em que foram depositados. As asas, tambÃm denominadas por tÃgminas, possuem um padrÃo de nervuras que permite avaliar exatamente a sua importÃncia taxonÃmica no meio paleontomolÃgico.
No presente trabalho à realizado um estudo taxonÃmico, onde sÃo descritas cinco novas espÃcies provenientes do calcÃrio laminado da porÃÃo superior do Membro Crato da Mina Pedra Branca em Nova Olinda, CearÃ. Os exemplares descritos encontram-se incluÃdos, um no gÃnero Mesoblattinopsis Pinto 1989, um no gÃnero Blattulopsis Pinto 1990 e trÃs no gÃnero Mesoblattina Geinitz 1880. Para isso e para uma melhor organizaÃÃo dos critÃrios que permitiram incluÃ-las nos gÃneros mencionados anteriormente foram elaboradas tabelas que mostram as principais diferenÃas entre os exemplares e as espÃcies jà descritas. / A riquÃssima assembleia fossilÃfera encontrada na FormaÃÃo Santana do CretÃceo da Bacia do Araripe, alberga uma grande quantidade de insetos fÃsseis, incluindo a ordem "Blattaria", especialmente no Membro Crato de idade Albiana-Aptiana. A alta taxa de preservaÃÃo destes organismos e das suas partes mais frÃgeis, como as asas, acontece graÃas ao ambiente lacustre e de baixa energia em que foram depositados. As asas, tambÃm denominadas por tÃgminas, possuem um padrÃo de nervuras que permite avaliar exatamente a sua importÃncia taxonÃmica no meio paleontomolÃgico.
No presente trabalho à realizado um estudo taxonÃmico, onde sÃo descritas cinco novas espÃcies provenientes do calcÃrio laminado da porÃÃo superior do Membro Crato da Mina Pedra Branca em Nova Olinda, CearÃ. Os exemplares descritos encontram-se incluÃdos, um no gÃnero Mesoblattinopsis Pinto 1989, um no gÃnero Blattulopsis Pinto 1990 e trÃs no gÃnero Mesoblattina Geinitz 1880. Para isso e para uma melhor organizaÃÃo dos critÃrios que permitiram incluÃ-las nos gÃneros mencionados anteriormente foram elaboradas tabelas que mostram as principais diferenÃas entre os exemplares e as espÃcies jà descritas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:11096
Date30 May 2016
CreatorsMilagros Gabriela da Cruz Cardona
ContributorsWellington Ferreira da Silva Filho, Marcio Mendes, Paulo Cascon
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Geologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0036 seconds