Return to search

Parque Municipal do Maciço da Costeira (PMMC) :: caracterização da área e a conservação dos recursos hídricos. Estudo de caso das comunidades do entorno ao PMMC em Florianópolis SC /

Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. / Made available in DSpace on 2012-10-18T23:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T02:27:50Z : No. of bitstreams: 1
152255.pdf: 20181122 bytes, checksum: 5230209d4fbec189077af313f2ac8cf2 (MD5) / A pesquisa tem como objetivo constatar o abastecimento de água da comunidade e o conhecimento do Parque Municipal do Maciço da Costeira (PMMC), junto aos moradores do entorno, nos bairros; Pantanal, Costeira do Pirajubaé, Córrego Grande Canto da Lagoa, Porto da Lagoa e Rio Tavares em Florianópolis.
Realizaram-se entrevistas junto aos moradores as lideranças dos centros comunitários dos respectivos bairros do entorno, através da aplicação de 102 questionários que permitiram averiguar a expressividade do uso dos mananciais do PMMC, e os níveis de participação nas questões relacionadas ao meio ambiente.
A elaboração de mapas permitiu relacionar a ocupação do solo com o abastecimento de água das comunidade do entorno, no sentido de contribuir com informações para conservação do ecossistema do PMMC.
Para concluir, apresenta-se a síntese da realidade encontrada. Parque Municipal do Maciço da Costeira e seu entorno têm-se modificado sistematicamente pela pressão do crescimento urbano. Os principais fatores que levaram a estas alterações foram projetos de parcelamento do solo, pela valorização das áreas litorâneas e conseqüentes loteamentos irregulares, principalmente, em áreas de morros. Outro fato é pela prática cultural, das queimadas para renovação da pastagem, que deverão alterar a sustentabilidade da água pela população do entorno..
Neste sentido os impactos da continuidade da ocupação irregular e intensa nas áreas dos morros, deverá alterar este espaço com as seguintes conseqüências: prejuízos para o uso sustentável da água pelas populações do entorno.
Uma constatação importante da pesquisa foi a falta de conhecimento por parte da população da existência de um parque municipal naquela área. A evidência de tal fato foi observada através das entrevistas realizadas, que mostraram ser de apenas cerca de 20% o montante dos moradores que têm conhecimento do PMMC, mesmo já se passando quatro anos da promulgação da Lei que o cria.
Tendo em vista que esta população necessita dos poços e dos pequenos cursos d'água que nascem dentro dos limites do PMMC, o desconhecimento da existência dessa unidade de conservação é preocupante pela falta de perspectiva de conservação destes mananciais.
Constata-se que entre os meios em que a educação ambiental poderia ser divulgada no PMMC, a população escolheu com maior porcentagem a divulgação através dos lideres comunitários e em segundo lugar pelos professores das escolas dos respectivos bairros.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81168
Date January 1999
CreatorsSchneider, Neide Beschtold
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Philippi, Luiz Sergio
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxii, [92]f.| il., grafs., tabs. +
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds