Return to search

Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.

Made available in DSpace on 2016-04-27T16:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Texto final.pdf: 907610 bytes, checksum: 16032096b41aa5603d18a7c8c85852dc (MD5)
Previous issue date: 2005-02-23 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Entendendo disciplina escolar como um conjunto composto de conteúdos, métodos, finalidades e processos de avaliação, variável ao longo da história, esta dissertação estuda especificamente os exercícios, que correspondem aos conteúdos pedagógicos considerados necessários à aprendizagem no processo de aquisição do conhecimento escolar.
Exercícios propostos por três coleções didáticas de História, dirigidas às quatro últimas séries do Ensino Fundamental, foram analisados a partir de categorias baseadas tanto no conteúdo histórico propriamente dito quanto nos processos cognitivos que neles se realizam.
Além de fixar conteúdos, o estudo procura demonstrar que os exercícios fazem parte e configuram a história da História ensinada. Busco, assim, desnaturalizar métodos de aprendizagem da História, relacionando-os a escolhas feitas a partir de necessidades e finalidades sociais impostas à escola.
Após identificar que muito do estabelecido pelas atuais propostas curriculares de História se relaciona ao que já se debatia no final da ditadura militar, busquei identificar nas décadas de 1970 e 1980 vozes e confrontos no estabelecimento das finalidades consideradas prioritárias na formação dos educandos.
As coleções analisadas neste estudo demonstraram que exercícios adquiriram maior importância que o texto explicativo e evidenciaram duas possibilidades de relacionamento entre obra didática e mudanças curriculares: de um lado, a adaptação de uma antiga coleção didática a novas regras através de trabalho editorial e, de outro, a inovação - fruto do amadurecimento profissional dos próprios autores.
Quer inovando, quer se adaptando a novas regras, a análise realizada demonstrou que vivemos num momento em que métodos sugeridos para a aprendizagem de História estão sendo modificados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:leto:handle/10526
Date23 February 2005
CreatorsFaricelli, Marilu de Freitas
ContributorsMunakata, Kazumi
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade, PUC-SP, BR, Educação
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP, instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instacron:PUC_SP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds