Return to search

Arte pública e paisagem urbana de Florianópolis, SC, Brasil

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade / Made available in DSpace on 2012-10-23T09:00:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1
247971.pdf: 40214196 bytes, checksum: da21b83e0f697307e464ae1ae4e8157f (MD5) / Este volume de escritos faz parte de um processo de pesquisa que começou a tomar forma em fins de 2005 e que, dentre conexões possíveis, escolheu por percorrer algumas, referentes ao campo da Arte Pública, intensificando-se em seu recorte na cidade de Florianópolis, SC.
A Arte Pública é aqui considerada não como um tipo - mas como um campo expandido das artes, configurando níveis de atuação. Permeando os espaços estriados e lisos da cidade, a Arte Pública apresenta a possibilidade de trabalhar no espaço do entre, atuando na paisagem cultural - do habitus e do caráter - da cidade. E, se uma obra de Arte Pública em si não consegue criar um lugar, ao menos pode oferecer a possibilidade de dotá-lo de caráter e significado, podendo ser trabalhada em diferentes níveis de atuação. Um destes níveis é sua gestão, por parte do poder público.
No sentido do escrito acima, a escolha da cidade de Florianópolis torna-se justificada para um olhar mais atento às suas peculiaridades. Cidade de vistas panorâmicas espetaculares, apresenta uma rápida descaracterização de referenciais paisagísticos, que a está esvaziando de significados. Sua apropriação, de maneira devastadora, pelo forte mercado imobiliário, está ajudando a destruir sua geografia e paisagem natural. A gestão municipal de obras de arte em Florianópolis, capitaneada pela recente Comissão Municipal de Arte Pública, ainda se resume a uma única lei, que trata da inserção de obras de arte em edificações. Porém, um embrião de gestão e política urbana pode ser evidenciado.
Esta dissertação discorre sobre a multiplicidade de ações concernentes ao campo da Arte Pública na cidade de Florianópolis, SC, com ênfase na questão da gestão municipal.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90354
Date January 2007
CreatorsGrad, Guilherme Freitas
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Floriano, César
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format212 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds