Return to search

Uma abordagem docimológica

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T18:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Este trabalho tem o intuito de quebrar os mitos provocados pelo ensino tradicional, e apresentar a auto-avaliação e avaliação de grupo, como uma alternativa docimológica pertinente a um repensar crítico e transformador, através do despertar do aprender a ser, no educando, como sendo esta a pilastra que engloba as competências de responsabilidade, crescimento pessoal, satisfação das emoções positivas, em contraposição às emoções negativas provocadas pelos exames tradicionais.
Partindo-se do pressuposto de que o professor, no processo contraditório que enfrenta entre a formação acadêmica recebida, desprovida muitas vezes de uma linguagem crítica e de um encaminhamento competente acerca das situações problemas que permeiam a avaliação e a prática de sala de aula, acaba adotando a conivência ou a obediência aos caminhos tempestuosos que o ensino lhe oferece para a prática profissional.
A experiência foi vivenciada e refletida coletivamente por dois grupos de alunos, ambos acadêmicos do Curso Superior de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O primeiro grupo iniciou sua vivência na disciplina de atividades rítmicas, do 1º ano do curso (1999), e retornou à experiência em na disciplina de ginástica rítmica desportiva no 3º ano do curso (2001). O segundo grupo vivenciou a pesquisa na disciplina de ginástica rítmica desportiva do 3º ano do curso (1999). E ainda, um terceiro grupo que serviu de base comparativa do sistema formal de avaliação, na disciplina de ginástica rítmica desportiva do 3º ano do curso.
A maneira com que esta dissertação se apresenta, procura revelar esses momentos.
No capítulo I, apresenta-se os aspectos introdutórios do trabalho.
No capítulo II, apresenta-se a situação do ensino tradicional, como um impecílio sensível existente no processo da avaliação da aprendizagem, para a compreensão dos saberes solicitados nas quatro pilastras para a educação do século XXI.
No capítulo III, apresenta-se o que seja a qualidade no ensino.
No capítulo IV apresenta um estudo docimológico, e a proposta de Avaliação Formativa, sob a forma de auto-avaliação e avaliação de grupo.
No capítulo V, apresentam-se os resultados e discussão dos depoimentos dados aos questionários e às entrevistas.
À guisa da conclusão, levantam-se alguns aspectos para reflexão para trabalhos futuros.
A pesquisa mostrou que há premente necessidade de reciclagem de professores, quanto a novas alternativas de avaliação. O resgate à qualidade no ensino não depende, porém, somente do professor e do aluno, mas sim de todo o complexo educacional. É necessário que tanto professor quanto aluno estejam imbuídos da consciência de uma nova postura para a prática de uma avaliação compromissada com o social e caracterizada pelo exercício de um saber-fazer competente e pedagógico. Desta forma a avaliação deixaria de ser um instrumento de tortura, para se transformar em um meio de aproximação e compartilhamento, pela qualidade do ensino, não mais do aluno mas do SER HUMANO.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82777
Date January 2002
CreatorsWos, Eliane Regina
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Morales, Aran Bey Tcholakian
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format136 f.| tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds