Return to search

O Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física / The portfolio at the thinking process development of the Physical Education teachers.

Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1
NOELI_DISSERTACAO_11_12_2012[1].pdf: 1354153 bytes, checksum: 5f99a77929098da842672e08011777c4 (MD5)
Previous issue date: 2012-10-19 / O presente trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação na linha de Pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino, teve como objetivo estudar o Portfólio na formação reflexiva de professores de Educação Física, em um Curso de Licenciatura de uma Instituição Privada, no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida no período entre 2011 e 2012, com participação de vinte sujeitos que cursavam o terceiro semestre do curso no ano de 2011. A escolha dos sujeitos aconteceu levando-se em consideração seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular . Os procedimentos utilizados para atingir os objetivos de analisar a utilização do Portfólio na formação reflexiva dos professores de Educação Física em um curso de Licenciatura em Educação Física; orientar e acompanhar o processo de elaboração do Portfólio com o desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física na disciplina e a importância da formação reflexiva do futuro professor contaram com a realização de entrevistas, análise dos Portfólios desenvolvidos e análise do Projeto Pedagógico do Curso. O referencial teórico da pesquisa se centrou nos conceitos de Portfólio, pensamento reflexivo e avaliação formativa. Na apresentação dos resultados, optou-se por categorias elaboradas com base nas entrevistas e na análise dos portfólios da seguinte forma: o perfil dos professores em formação; a percepção sobre a formação; o entendimento dos professores sobre ser Professor Reflexivo; a experiência, entendimento e reflexões sobre o Portfólio; o Portfólio na avaliação formativa; a percepção dos professores sobre o uso do Portfólio na avaliação formativa; a formação da identidade do professor baseada nas vivências com o Portfólio e as representações das experiências na escola para a formação. Para os professores em formação, as experiências positivas e negativas direcionavam sua formação. O Portfólio demonstrou ser, neste processo, um espaço significativo e importante para a reflexão desses futuros professores. Para este estudo, a expectativa inicial era de confrontar o pensamento dos professores em formação, intencionalmente, pelo seu desempenho na disciplina Prática como Componente Curricular , o que demonstrou que o Portfólio é indicado para a avaliação formativa, pela singularidade de que o próprio ator é o autor principal de sua história, independentemente de seu desempenho. Valendo-se das vivências, quando o futuro professor se coloca nas relações, professor-aluno, aluno-professor, professor-escola, escola-aluno, torna-se consciente de que sua responsabilidade durante a formação, pode assegurar uma futura ação docente, alicerçada em pressupostos que extrapolam o dilema inicial entre a teoria e a prática.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:bdtd.unoeste.br:tede/872
Date19 October 2012
CreatorsAlvim, Noeli Cristina
ContributorsBarros, Helena Faria de, Scheide, Tereza de Jesus Ferreira, Gomes, Alberto Albuquerque
PublisherUniversidade do Oeste Paulista, Mestrado em Educação, UNOESTE, BR, Ciências Humanas
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE, instname:Universidade do Oeste Paulista, instacron:UNOESTE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0035 seconds