Return to search

Análise do desempenho térmico de painéis de vedação e mantas para subcobertura com a reutilização de embalagem LV

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Made available in DSpace on 2012-10-22T15:41:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1
237205.pdf: 53733531 bytes, checksum: ced4adedc9fd7038d86ef25724a1e463 (MD5) / O presente trabalho pretende avaliar a possibilidade de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos na construção civil, especialmente embalagens do tipo longa vida e, complementarmente, valorizar a conscientização ambiental e os princípios de sustentabilidade. O estudo refere-se à aplicação de resíduo sólido urbano - embalagem do tipo Longa Vida (LV) - composta por alumínio, papel e polietileno na confecção de componentes para a construção. Considera-se que a construção civil apresenta maior capacidade de absorver novos materiais e novas tecnologias.
Tem-se por objetivo desenvolver painéis de vedação e manta para subcobertura térmica para habitação. Dois painéis são propostos: o primeiro é composto pela junção de camadas de polietileno e alumínio a uma placa de madeira, enquanto o outro painel consiste no reaproveitamento das unidades LV com argamassa.
Os painéis seguem o conceito de construção pré-fabricada, tecnologia esta que substitui as técnicas construtivas tradicionais e que, atualmente, já é incorporada aos projetos de edificações. Um exemplo também termicamente avaliado neste estudo é o gesso acartonado, material de referência indicado para parede de vedação interna de qualquer tipo de construção.
Para a análise térmica destes painéis e da subcobertura, foi utilizado o método fluximétrico, que tem por finalidade determinar a resistência térmica dos materiais. Este método proporciona maior precisão à utilização destes materiais em relação aos comercializados.
A aplicação de embalagem LV em subcoberturas, bem como em painel de vedação, contribui para a redução de das trocas de calor com o ambiente externo, proporcionando a redução do consumo de energia no condicionamento artificial de ar. O uso de resíduos sólidos urbanos na construção civil é uma possibilidade que não pode ser descartada, oferecendo melhor qualidade nas habitações, viabilidade econômica e auxilia a redução dos impactos ambientais.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88997
Date January 2006
CreatorsJahnke, Karin Anete
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Souza, João Carlos
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatix, 125 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds