Return to search

Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?

Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:ndc.uff.br:66
Date26 August 2004
CreatorsRosângela Araújo Ábido de Assis
ContributorsGloria Regina Pessoa Campello Queiroz, Bertha de Borja Reis do Valle, Célia Frazão Soares Linhares
PublisherUniversidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Educação, UFF, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFF, instname:Universidade Federal Fluminense, instacron:UFF
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds