Return to search

A CONSTRUÇÃO DE FACE E A (IM)POLIDEZ LINGUÍSTICA EM ENTREVISTAS DA VEJA

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:08:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_3983_Dissertação SÍLVIA BRAGATTO GUIMARÃES.pdf: 7029150 bytes, checksum: 909055d24b8136c65d01a3d546a84e82 (MD5)
Previous issue date: 2010-03-04 / Entrevistas são interações do tipo face a face em que o entrevistado e o entrevistador interagem verbalmente expondo, ambos, sua auto-imagem social (face). Dessa forma, os envolvidos na interação verbal correm sempre o risco de mostrar o que não desejam exibir e deixar de colocar em evidência o que tem a intenção de expor. Para que isso não ocorra, os interlocutores da conversação adotam estratégias que proporcionam controle da construção de face, num jogo duplo de preservação e ameaça da auto-imagem. A preocupação de preservar a imagem social sempre acompanha os indivíduos, e esse fenômeno pode ser claramente observado em entrevistas.
Neste estudo, focalizamos o contexto de interação verbal em entrevistas a figuras do cenário político nacional pela revista Veja, publicadas nos anos de 2008 e 2009. Analisamos, nessas entrevistas, como as faces (face positiva e face negativa) envolvidas na conversação, do entrevistado e do entrevistador, são construídas, mantidas e ameaçadas pelos próprios interlocutores, por meio do uso ou não uso de estratégias linguísticas de polidez. As principais questões que norteiam nosso estudo são: quais as estratégias de polidez utilizadas na interação? Quais as motivações da não utilização de polidez na fala do entrevistado e do entrevistador em momentos da interação? O que o perder a face significa para cada um dos envolvidos na interação? Se a posição que cada um, entrevistado e entrevistador, ocupa nesse espaço de interação (espaço que exige confronto) não é de igualdade, será que ambos terão atitudes polidas, ou seja, protegerão suas faces?

PALAVRAS-CHAVE: Face, Polidez, Interação, Entrevista.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3720
Date04 March 2010
CreatorsGUIMARAES, S. B.
ContributorsGALEMBECK, P. T., LYRIO, A. L. L., LINS, M. P. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Estudos Linguísticos, Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds