Return to search

Revisão de sistema construtivo em madeira de floresta plantada para habilitação popular

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Made available in DSpace on 2012-10-22T07:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1
228121.pdf: 5815807 bytes, checksum: 2e04053780e541934252781bea9c8b71 (MD5) / No Brasil, a atuação de órgãos governamentais não tem sido suficiente para suprir o déficit habitacional. Nos casos atendidos pelo poder público a habitação deixa a desejar quanto à qualidade projetual e quanto à previsão de ampliações. Além disso, as tecnologias adotadas em geral são as convencionais, não considerando outras possibilidades construtivas do contexto de implantação, como é o caso da utilização da madeira de floresta plantada no Sul do País. Nos casos não atendidos pelo poder público, onde a habitação é construída, ou pelo menos coordenada, pelo próprio usuário, a madeira, quando utilizada, o é de maneira não satisfatória qualitativamente, resultando em habitações não duráveis e sem conforto. Entretanto a madeira de floresta plantada apresenta grande potencial de utilização na construção de habitações duráveis, com qualidade ambiental e estética.
Este trabalho avalia e apresenta propostas para os sub-sistemas Piso e Parede do sistema construtivo denominado Battistella-UFSC, fruto de parceria entre a universidade e empresa catarinense que atua no setor madeireiro, produzindo e comercializando casas em madeira de pinus voltadas para populações com renda média-alta e alta. O sistema tem como sistema construtivo de referência o Plataforma, muito difundido no norte da Europa e em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A avaliação e a revisão buscam reduzir custos, sem perda de qualidade, a fim de que o sistema possa ser aplicado na construção de habitações para populações com renda entre 5 e 10 salários mínimos. Para isto, tem-se como base a simplicidade construtiva e a evolutividade, cujos atributos aplicáveis ao sistema em estudo são definidos através de fundamentação teórica. Através do acompanhamento da execução de protótipo tecnológico no campus da universidade foi possível descrever e decompor o sistema, identificando os pontos que necessitam de revisão frente aos atributos definidos. A partir disto, são apresentadas propostas para os sub-sistemas, visando a construção de habitações simples, seguras e evolutivas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88326
Date January 2006
CreatorsKrambeck, Thaís Inês
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Szucs, Carolina Palermo
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format99 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds