Return to search

Elaboração de um manual ergonômico de utilização pós-ocupação ao usuário de imóveis

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T16:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T01:43:47Z : No. of bitstreams: 1
195114.pdf: 18326607 bytes, checksum: 8e222e7db042e02db485bc3d712e4913 (MD5) / A análise das atividades de concepção e produção de uma edificação pode nos gerar dados para elaboração de manuais para utilização e manutenção de imóveis com aplicação no período pós-ocupacional onde a finalidade é aumentar a vida útil do imóvel e ser utilizado como ferramenta de acompanhamento do desempenho da edificação.
A fundamentação teórica e conseqüente revisão bibliográfica busca abordar temas como caracterização da construção civil, ergonomia e pós-ocupação.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo. Os dados foram obtidos por observações, entrevista informais, consulta a projetos, memoriais além de outros materiais impressos e documentos.
A partir das observações das atividades, estabeleceu-se um memorial descritivo dos serviços e etapas realmente executados, originando desta forma um manual capaz de orientar o uso e manutenções necessárias visando prolongar a vida útil da unidade habitacional. Visa-se também com este caderno estabelecer uma inter-relação de aspectos legais entre construtor e usuário da edificação. Para o executor um manual com estes aspectos poderá servir como ferramenta de acompanhamento de desempenho da edificação, formando dados de retro-alimentação tanto do sistema produtivo como aqueles relacionados à concepção e implantação do imóvel.
As considerações finais do trabalho chamam a atenção principalmente para aspectos de concepção de projetos e a interdependência entre projeto e obra. A atenção a tais aspectos identificados na análise das tarefas e das atividades, poderá contribuir para a melhoria do ambiente construído, facilitando a inter-relação entre construtor e usuário além de prolongar a vida útil da edificação.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82639
Date January 2002
CreatorsOliveira, Tadeu de Souza
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Dutra, Ana Regina de Aguiar
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format145 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds