Return to search

Análise comparativa da topografia e presença de impurezas de implantes dentais com superfície texturizada por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. / Made available in DSpace on 2012-10-21T13:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1
203835.pdf: 10797340 bytes, checksum: bfd0a2cbac605c338cdfb3cadf47f950 (MD5) / O objetivo desta análise comparativa foi observar qualitativamente, por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), as variações microscópicas topográficas e a presença de impurezas em cinco fabricantes de implantes osteointegráveis submetidos a diferentes processos de texturização: Conexão (Grupo 1); 3i (Grupo 2); Neodent (Grupo 3); SIN (Grupo 4); Titanium fix (Grupo 5). De acordo com os resultados foi possível concluir que, no aspecto topográfico os fabricantes SIN (G4) e 3i (G2) foram estatisticamente equivalentes, em um nível de significância de 1% e melhores que todos os demais, exibindo uma característica topográfica desejável. Os fabricantes Conexão (G1), Neodent (G3) e Titanium fix (G5) mostraram diferenças significantes entre si, em um nível de significância de 1% e padrões de texturização variáveis. No aspecto presença de impurezas os fabricantes Neodent (G3) e Conexão (G1) foram equivalentes entre si, em um nível de significância de 1% e melhores que todos os demais, mostrando superfícies mais livres de impurezas que todos os demais. Os fabricantes SIN (G4) e 3i (G2) foram equivalentes entre si, em um nível de significância de 1%, exibindo superfícies com uma certa quantidade de impurezas e melhores que o fabricante Titanium fix, que se mostrou inferior a todos os demais, exibindo superfícies com grande quantidade de impurezas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86987
Date January 2004
CreatorsCastro, Kavio Narciso de Oliveira
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Zendron, Mario Vinicius
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxxiii, 167 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds