Return to search

Análise da adoção dos padrões web no processo de desenvolvimento do design de interfaces

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2005. / Made available in DSpace on 2013-07-15T23:53:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1
275539.pdf: 279587 bytes, checksum: 036ed0813a49ea0f1361467429077016 (MD5) / O acesso universal às informações na Internet, independente da origem, da condição física ou do dispositivo que o usuário utiliza, pode ser alcançado com a adoção dos padrões web no processo de design das interfaces dos meios nos quais as informações são apresentadas. A correta utilização dos padrões proporciona também outras vantagens, dentre as quais se destaca o aumento da produtividade da equipe envolvida responsável pelo desenvolvimento.
Entretanto, não existem modelos para o desenvolvimento de interfaces que contemplem a adoção de tais padrões. Além disso, os modelos existentes não contemplam todas as fases do projeto de interfaces. Em geral, não mencionam a etapa de implementação. Dada a situação, o presente trabalho propôs-se a realizar a busca por um modelo que contemplasse todas as fases que compõe o processo de design de interfaces e que ao mesmo tempo considerasse a adoção dos padrões.
Para isso, foi selecionado um modelo existente, utilizado em larga escala na área de IHC (Interface Homem-Computador), para ser utilizado no projeto de uma aplicação que adotou os padrões web. A partir da análise do projeto foi possível afirmar o grau de adaptabilidade do modelo selecionado frente à busca por um modelo integrado que adota os padrões web, e foi descartada a necessidade de concepção de um novo modelo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102044
Date15 July 2013
CreatorsBet, Cassiano Niehues
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Martins Rodriguez, Alejandro
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format69 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0078 seconds