Return to search

Uma contribuição metodológica à modelagem da demanda de transporte de carga de alto valor agregado no Brasil

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2013-07-16T02:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / A modelagem da demanda de transporte de carga no Brasil ainda é pouco difundida, principalmente devido à dificuldade para obtenção de dados acerca do setor. A utilização da Técnica de Preferência Declarada vem consolidando-se como um método bastante eficiente para a coleta de dados e posterior utilização em modelos de divisão modal e alocação de demanda.
A possibilidade de aliar as novas técnicas de modelagem matemática aos avanços tecnológicos existentes atualmente, podem representar um novo horizonte para os planejadores de transportes no país.
Neste estudo elaborou-se a partir da Técnica de Preferência Declarada uma metodologia para a modelagem da demanda de cargas de alto valor agregado no Brasil, buscando verificar na opinião de embarcadores, qual a importância relativa de determinados fatores, tais como, tarifa, confiabilidade, tempo, intervalo entre embarques e segurança, quando da escolha dos modais de transporte, rodoviário, ferroviário ou marítimo de cabotagem.
O modelo comportamental calibrado possibilitou a análise de investimentos na infra-estrutura de transportes do país, resultando em propostas de modificação da matriz de transportes de produtos de alto valor agregado.
Posteriormente, esse modelo foi implantado em um sistema de informações georreferenciado (SIG), a partir do qual foram desenvolvidas algumas aplicabilidades inerentes ao planejamento de transportes, tais como: caminhos de mínima desutilidade, análise de cenários de divisão modal e alocação de fluxo em rede.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102966
Date January 2005
CreatorsGonçalves, Brunno Santos
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Novaes, Antonio Galvão Naclério
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatx, 98 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds