Return to search

Jovens em movimento

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. / Made available in DSpace on 2012-10-24T04:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1
252381.pdf: 1977433 bytes, checksum: c292e02b2bed05f2ba7d563c6e125a42 (MD5) / As mobilizações estudantis, presentes em diversas etapas e fases da história brasileira ocorreram também em Santa Catarina, como exemplo, o movimento Passe Livre. Assim, para estudá-lo, essa dissertação procurou identificar na estrutura e organização desse movimento estudantil, conteúdos e formas organizativas que indicassem possíveis campos que influenciaram a participação dos jovens. Esse conteúdo é entendido como um processo de construção que permite na sua dinâmica observar os relacionamentos dos participantes com o próprio movimento e com a sociedade.
O estudo teve seu principal enfoque na realização de entrevistas com duplas de pais e filhos que participaram direta ou indiretamente no movimento Passe Livre. Os dados coletados foram analisados a luz de um referencial teórico que privilegiou o estudo sobre juventude e movimentos sociais, enfatizando as relações construídas no interior do movimento estudado. As entrevistas, assim como as coletas dos dados foram feitas seguindo três eixos principais: família, participação política e escola.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91990
Date January 2008
CreatorsInácio, Ana Elise Cardoso
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Beltrame, Sonia Aparecida Branco
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds