Return to search

Clima ético em organizações públicas : o mapa de um hospital universitário

Made available in DSpace on 2016-08-29T11:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_7445_Dissertação Final - Wagner de Carvalho.pdf: 2376670 bytes, checksum: 3706cb501ca783869d17aae009ef8485 (MD5)
Previous issue date: 2014-06-25 / O processo de introdução da ética como ferramenta de gestão deve se dar em 4 fases: identificação, desenvolvimento, implementação, e avaliação. Identificar o clima ético, conhecer a cultura de uma organização, são aspectos extremamente importantes para a consecução de resultados almejados. O clima de trabalho no HUCAM pode ser considerado bom. A equipe de saúde do hospital está representada por 45% de especialistas. A qualificação técnica dos servidores oferece um bom embasamento para o profissional lidar com o paciente, estabelecer uma boa relação, e oferecer um bom atendimento. O grande número de conflitos observados, entretanto, aponta para a necessidade de desenvolvimento dos atributos da área afetiva. O principal valor perseguido pelos profissionais do HUCAM é o respeito. Há o predomínio da ética de princípios no ambiente hospitalar. A supervalorização da pontualidade e assiduidade traz como consequência a sobrecarga de atividades para alguns servidores. A maior parte dos funcionários não se sente bem informada sobre os planos futuros do hospital.
Diversos fatores podem influenciar o clima ético de uma organização tais como: equipe desmotivada; falta de sinergia entre os diversos setores de trabalho; dificuldades de relacionamento entre chefias e colegas de serviço; falta de objetivos; falta de coleguismo e espírito de equipe; comunicação deficiente; falha na condução das interfaces dos processos de trabalho; conflitos pessoais; sistema de funções gratificadas; e o grau de satisfação dos servidores, dentre outros.
Os modelos de gestão gerencialista e participativo exigem, para que tenham êxito, um alto grau de comprometimento dos seus funcionários para com as empresas. É de suma importância atentar-se ao patrimônio humano da organização, o qual vem ganhando destaque, uma vez que dependem deste patrimônio, o sucesso e o alcance dos objetivos por parte da empresa. Portanto, é necessário manter na organização, não apenas funcionários competentes, mas funcionários competentes e motivados. Nesse contexto, tem-se o clima organizacional como facilitador do comprometimento e do envolvimento dos membros com os interesses da organização.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2508
Date25 June 2014
CreatorsCarvalho, Wagner
ContributorsZaganelli, Margareth Vetis, Mattos, Rossana Ferreira da Silva, Ribeiro, Paulo Jorge da Silva, Pompeu, Júlio Cesar
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds