Return to search

Atributos do solo em função da distribuição das excretas bovinas em sistema silvipastoril / Attributes of the soil fertility due to the distribution of cattle excreta in silvopastoral system.

Made available in DSpace on 2016-07-18T17:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1
JORGE_SILVA_DISSERTACAO__19_07_12[1].pdf: 1486326 bytes, checksum: 2ce060d8b0abed9ce242dcec6fa51a53 (MD5)
Previous issue date: 2012-06-28 / O cultivo de espécies florestais arbóreas integradas à pastagens tem despertado cada vez mais o interesse dos produtores brasileiros. Com a adesão aos sistemas agroflorestais (SAF s), há uma racionalização do uso dos recursos naturais, buscando-se aumentar o equilíbrio ecológico, minimizando os impactos ambientais e reduzindo a degradação ambiental. O objetivo da pesquisa foi avaliar os atributos do solo em função da distribuição de bolos fecais bovinos. A pesquisa foi conduzida no município de Tapejara, Noroeste do Estado do Paraná, em áreas com pastagem arborizada (PA), com Grevillea robusta A., cultivadas em renques nivelados, outra áreas com pastagem a pleno sol (PS). O delineamento experimental foi constituído de dois tratamentos: a PA composta de 95 parcelas e a PS com 120 parcelas, em ambos os casos com 0,04 ha cada. Colocou-se 65 (UA) unidade animal alternadamente nos dois sistemas. Após a saída dos animais, contou-se os bolos fecais depositada em cada parcela, repetindo-se o procedimento a cada trinta dias, por seis vezes. Agrupou-se a deposição dos bolos fecais em cinco faixas de deposições 1: até 1,9; 2: 2,0-3,9; 3: 4,0-5,9; 4: 6,0-7,9; 5: igual e/ou superior a 8,0. Para os níveis de fertilidade e compactação do solo, observou-se o agrupamento de deposição de bolos fecais nas parcelas. A coleta das amostras de solo para análise química foi realizada em três profundidades: 0,0 2,5; 2,5 5,0 e 5,0 20 cm, em três repetições. Para os níveis de compactação do solo, em ambos sistemas ficou evidenciado que a concentração acima de 7,9 deposições de bolos fecais, há maior compactação nas camadas entre 15 a 35 cm de profundidade do solo. Para a fertilidade do solo, a pastagem sombreada propiciou maiores valores de pH, M.O. e teores de macronutrientes, principalmente nas camadas superficiais do solo. Para os teores de micronutrientes, a pastagem a pleno sol, foi superior a arborizada. Constatou-se que para o sistema arborizado a distribuição de bolos fecais foram concentrados, e para o sistema não arborizado, a distribuição foi uniforme.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:bdtd.unoeste.br:tede/561
Date28 June 2012
CreatorsSilva, Jorge Maurino da
ContributorsTiritan, Carlos Sérgio, Moro, Edemar, Heinrichs, Reges
PublisherUniversidade do Oeste Paulista, Mestrado em Agronomia, UNOESTE, BR, Ciências Agrárias
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE, instname:Universidade do Oeste Paulista, instacron:UNOESTE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds