Return to search

A definição da estratégia empresarial pelos tomadores de decisão

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T16:11:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:36:56Z : No. of bitstreams: 1
185120.pdf: 1715147 bytes, checksum: 5b00253933162f1979179c4dc41f7483 (MD5) / A pesquisa tem como objetivo descrever o processo de definição da estratégia de uma empresa estatal, com ênfase na análise do meio ambiente. Esta ênfase na análise do meio ambiente é devida à crença do autor que um dos principais estimuladores do comportamento empresarial advém da percepção do ambiente empresarial pelos tomadores de decisão da empresa. Esta crença é decorrente do princípio de psicologia cognitiva de que o ser humano reage àquilo que percebe. São abordados os aspectos de processo e de conteúdo estratégico. Basicamente o processo da definição de estratégias se baseia em um evento de planejamento anual e reunião semanais da diretoria com os gerentes. Com relação ao processo a conclusão de que ele é adequado mas que não é suficientemente bem explorado para que derive estratégias bem definidas, por falta de uma estrutura conceitual que lhe dê suporte e significação, por falta de apoio institucional por parte da empresa e pela falta de entendimento do processo estratégico pela maioria dos tomadores de decisão. Com relação à estratégia propriamente dita, a principal conclusão da pesquisa é que a empresa tem que se decidir em seguir uma abordagem pública ou privada para estabelecimento de sua estratégia. O que ocorre atualmente é que ela tenta adotar uma postura de empresa privada, mas tem as restrições de empresa pública, com conseqüente falta de flexibilidade para agir como empresa privada. Esta indefinição prejudica o processo estratégico, porque, dependendo da abordagem, a categorização do meio ambiente será diferente. A adoção de qualquer uma das abordagens exigirá da empresa uma mudança no seu relacionamento com o meio ambiente, adoção de novas categorias de análise do meio ambiente e com necessidade de redefinição da sua estratégia e sua estrutura. Porém a pesquisa limita-se a apresentar a necessidade de opção por uma ou outra abordagem, mas não analisa o impacto de cada uma delas para a empresa.
A empresa objeto do estudo também se caracteriza por ter grande quantidade de objetivos estratégicos, dos poucos ou nenhum é lembrado. Isto deu a oportunidade de tratar do conceito de intenção estratégica, propostos por Hamel e Prahalad. de uma empresa em relação à formulação de objetivos estratégicos. A intenção estratégica estabelece um objetivo que motiva toda a empresa, um único objetivo para que não se perca o foco e que esteja sempre na mente dos tomadores de decisão em particular e dos empregados em geral. Em função desta intenção estratégica é que serão formuladas as estratégias empresariais, quer pelo processo de deliberação formal, quer pelo processo de soluções diárias, denominado de estratégias emergentes por Mintzberg, porém mantendo sempre em foco a intenção estratégica.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82561
Date January 2002
CreatorsTeixeira, Alexandre Andrade
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Fialho, Francisco Antonio Pereira
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatii, 155 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds