Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política / Made available in DSpace on 2012-10-16T08:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1
252763.pdf: 1226602 bytes, checksum: dfac1a0f1b4e297c09a2767a09897a9a (MD5) / Este estudo analisa o Serviço Social da Indústria (SESI) - entidade de atuação nacional - que declara ter como objetivo proporcionar "bem-estar ao trabalhador da indústria" através de um amplo trabalho de assistência nas áreas da saúde, da educação, do serviço social, do lazer e da cooperação e assistência, além da promoção de concursos como o Prêmio Talento Brasileiro e a Campanha Operário Brasil (antigo Concurso Operário Padrão).
O SESI ganha especial relevância a partir do momento em que se percebe que sua criação, em 1946, faz parte de uma estratégia sócio-política do empresariado industrial diante do contexto histórico da época permeado por conflitos sociais, econômicos e políticos. Nesse sentido, considera-se que o empresariado criou uma entidade assistencial que ao proporcionar "bem-estar aos trabalhadores e seus dependentes" teria como objetivo realizar a estratégia de "paz social" ("harmonia social"). A assistência passa a ser o meio de atingir um fim maior que é garantir que as relações entre patrões e empregados (capital-trabalho) sejam menos conflitantes e mais harmoniosas.
Para este trabalho, além de estudos teóricos, foram realizadas uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Ademais, a análise partiu do âmbito geral para o específico na medida em que começa resgatando a história do SESI no Brasil bem como sua estrutura funcional (administração, recursos, regulamentos e personalidade jurídica), passando para a análise no estado de Santa Catarina e no Centro de Atividades do SESI na Grande Florianópolis.
Nesse estado, o SESI começou a instalar-se em 1948, justamente num período em que ele também vivenciava conflitos sócio-econômicos e políticos. Assim, além de recuperar a origem do SESI catarinense, foi dado destaque à atuação da entidade, tanto em termos do tipo de trabalho desenvolvido e da amplitude desse, como a forma como ele é executado. Também, foi vista a relação entre o SESI e a FIESC.
Tendo essas questões como pano de fundo, buscou-se avaliar o efetivo alcance dos objetivos empresariais atribuídos ao SESI, através do significado que o trabalhador - seu usuário - dá à respectiva entidade. Para atingir esse objetivo, foi traçada a caracterização sócio-econômica do trabalhador que se utiliza do SESI e seu perfil político-ideológico a partir de um conjunto de indicadores (Concurso Operário Padrão, associação de funcionários, greve, sindicato e partido político). Foi resgatada, também, a percepção que esse industriário atribui ao seu próprio trabalho, ao empresariado e, principalmente, ao SESI.
A partir deste estudo, verificou-se, entre outras coisas, que a tendência predominante entre os trabalhadores usuários do SESI é não saber ou ter vaga idéia sobre quem o criou. Também desconhecem quem dirige e/ou administra a entidade, mas afirmam que os recursos mantenedores dos serviços e atividades sesianos são provenientes das indústrias. A assistência é considerada o objetivo central do SESI, e é avaliada positivamente pelos usuários.
Constatou-se, também, que o SESI se afirma positivamente através do trabalho que desenvolve e que de certa forma é mais presente e forte no espaço e no tempo cotidiano dos trabalhadores do que outras instituições, pois tende a ocupar o lugar de outras organizações próprias de reivindicação e representação política e corporativa (sindicato, partido político, associação). Assim, avaliou-se que sua força e seu conteúdo ideológico estão na realização dos seus serviços e atividades, os quais vão ao encontro das necessidades dos trabalhadores. Nesse sentido, seu objetivo de "harmonia social" tende a ser realizado mais através da ação do que propriamente do seu discurso, como se pensava ao se iniciar esse estudo. O trabalho do SESI seria a tradução concreta do seu discurso.
Enfim, o SESI é uma organização que faz parte de um conjunto de espaços, de meios, de instituições que vão construindo e reforçando a ideologia e o poder empresarial dentro de um sistema integrado às demais organizações deste segmento. É mais um indicador da crescente influência do empresariado na sociedade contemporânea.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76254
Date January 1995
CreatorsSantos, Ana Paula Balthazar dos.
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Minella, Ary Cesar
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0075 seconds