Return to search

Método para apoio à decisão na verificação da sustentabilidade de uma unidade de conservação, usando lógica fuzzy

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2012-10-21T10:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1
210710.pdf: 1902784 bytes, checksum: b07fc32f6151d36adeefddc10119d37a (MD5) / Esta tese é resultado de pesquisa realizada na área da economia e da valoração ambiental e dastécnicas de apoio à decisão, apresenta um método de apoio à decisão na verificação da sustentabilidade de uma Unidade de Conservação, usando a lógica Fuzzy. Para a aplicação do modelo optou-se pelo Parque Florestal do Rio Vermelho, localizado na cidade de Florianópolis (SC), por constituir-se de uma área preservada, muito semelhante a uma Unidade de Conservação. A sustentabilidade do sistema, devido à implementação de projetos escolhidos por meio de um planejamento estratégico na Unidade de Conservação em estudo, foi analisada sob a ótica da ecologia, da economia e da sociologia, por meio de inferência Fuzzy, agregando indicadores individuais (de entrada) e indicadores temáticos (de saída) em blocos de regras segundo Top Down Induction of Decision Trees. A aplicação do método permite a verificação da sustentabilidade de uma Unidade de Conservação, torna as decisões mais democráticas e transparentes, bem como facilita a capacitação de decisores não especialistas, em compreender melhor a realidade e a previsão de impactos no meio ambiente e na sociedade.Esta tese é resultado de pesquisa realizada na área da economia e da valoração ambiental e dastécnicas de apoio à decisão, apresenta um método de apoio à decisão na verificação da sustentabilidade de uma Unidade de Conservação, usando a lógica Fuzzy. Para a aplicação do modelo optou-se pelo Parque Florestal do Rio Vermelho, localizado na cidade de Florianópolis (SC), por constituir-se de uma área preservada, muito semelhante a uma Unidade de Conservação. A sustentabilidade do sistema, devido à implementação de projetos escolhidos por meio de um planejamento estratégico na Unidade de Conservação em estudo, foi analisada sob a ótica da ecologia, da economia e da sociologia, por meio de inferência Fuzzy, agregando indicadores individuais (de entrada) e indicadores temáticos (de saída) em blocos de regras segundo Top Down Induction of Decision Trees. A aplicação do método permite a verificação da sustentabilidade de uma Unidade de Conservação, torna as decisões mais democráticas e transparentes, bem como facilita a capacitação de decisores não especialistas, em compreender melhor a realidade e a previsão de impactos no meio ambiente e na sociedade.

This thesis, resulted from the research in the areas of the economy and of the environmental valuation and from the techniques that support the decision making, presents a method to support the decision making during the verification of the sustainability of a Conservation unit, using Fuzzy Logic. To apply this model, we have studied the "Parque Florestal do Rio Vermelho", located in the city of Florianópolis - SC, as it is considered as a preserved area and very similar to a Conservation Unit.
The sustainability of the system, due to the implementation of the projects selected through a strategic planning in the Conservation Unit, is analyzed with the point of view of ecology, economy and sociology, through Fuzzy inference, joining individual indicators (of input) and thematic indicators (of output) in rules of blocks according to Top Down Induction of Decision Trees. With this method, besides the verification of the sustainability of a Conservation Unit, we try to make the most democratic and transparent decisions, as well as to help qualify non specialists to take decisions and to have good a understanding of the present situation and to forecast the impacts on the environment and in the society.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86780
Date January 2004
CreatorsCampos Filho, Pio
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Mello, Renato de
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Format210 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds