Return to search

Indicadores de desempenho global da organização

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-21T14:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Pesquisa que aborda a necessidade de avaliação e acompanhamento sistêmico dos resultados das organizações a fim de que todos os interessados possam vê-la de forma transparente e fidedigna. Diversos modelos conceituais foram analisados e considerados para a formação deste conhecimento, enquanto produto. Usando como base o Balanced Scorecard, a Teoria das Restrições, a Produtividade com base no Valor Adicionado, o Desdobramento pelas Diretrizes entre outros modelos e ferramentas de gestão, o foco do estudo recaiu em duas questões principais:
1) Qual a contribuição de um Modelo de Indicadores de Desempenho Global para a organização e para a comunidade onde ela está inserida?;
2) Um modelo de Indicadores de Desempenho Global pode representar vantagem competitiva para a organização? Os resultados, a partir do estudo de caso, desenvolvido na empresa Copesul, mostram que o modelo proposto proporciona o conhecimento amplo da organização e de seus principais pontos fortes e passíveis de melhoria, gerando informações precisas e confiáveis para os tomadores de decisão. Também mostrou que é possível atender aos diversos atores interessados na organização. Portanto, a utilização do modelo pode sim, apresentar vantagem competitiva, na medida em que proporciona à organização respostas mais rápidas em suas questões internas ou externas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87111
Date January 2004
CreatorsDurski, Gislene Regina
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Fialho, Francisco Antonio Pereira
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format109f.| grafs., tab., ils.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds