Return to search

Modelo de informatização de uma unidade de tratamento intensivo neonatal

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação / Made available in DSpace on 2012-10-22T05:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1
223214.pdf: 1476868 bytes, checksum: 3ec75dea78172ebfbc34b3a7f9fe5dcb (MD5) / Este trabalho descreve uma tecnologia de software desenvolvida para apoiar o acompanhamento clinico de recém-nascidos em uma UTI Neonatal, onde pode ajudar, o pessoal médico, de enfermagem e farmácia envolvidos diretamente ao tratamento destes bebês.
Com o objetivo de ter o formato de um PEP (Prontuário Eletrônico de Paciente) e armazenar informações dos pacientes em um padrão internacional (DICOM SR), foi desenvolvido uma ferramenta que, efetivamente, diminui um tempo considerável na execução das tarefas deste setor e minimiza o erro em situações de alto risco para os recém-nascidos (RN). Impactando, indiretamente, na melhoria da qualidade do atendimento da UTI, já que os médicos passam a ter mais tempo para o acompanhamento clínico.
Uma das principais características do Cyclops Neonatal Intensive Care Unit é o cálculo de nutrição parenteral, que representa uma das primeiras formas de alimentação para os RN internados. Este projeto foi implantado na Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, e foi validado por mais de 18 meses, tendo um impacto bastante positivo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88089
Date January 2004
CreatorsPaula Filho, Pedro Luiz de
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Wangenheim, Aldo v. (Aldo von)
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds