Return to search

Cédulas de produto rural (CPR) e mercados futuros e de opções como instrumentos de financiamento e redução de risco na cultura de café

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-21T00:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1
224424.pdf: 769035 bytes, checksum: 42f6783c9f52f4fa938c9baafa6c2bb0 (MD5) / O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de propor um conjunto de medidas que possibilitem a utilização da Cédula de Produto Rural (CPR) e dos mecanismos de futuros e opções como instrumentos para obtenção de financiamento e redução de risco de variação de preço de café. Assim, foram pesquisados produtores de café, agências do Banco do Brasil e Sindicato Rural, localizados na região norte do Estado do Paraná, no período agrícola de 2001/2002.
Para tanto, comparou-se o custo da CPR com outras alternativas de crédito (recursos do CDI, crédito oficial e crédito pessoal), além de se dimensionar o efeito do custo financeiro do aval na taxa efetiva das CPRs Produto.
Outro aspecto abordado é a utilização dos instrumentos de mercados futuros e opções para comercialização da safra. Assim, foram apresentados exemplos de operações pertinentes àqueles mercados, como alternativas de fixação de preços de café.
Como resultado da pesquisa, a CPR produto, apesar de fixar preço antecipadamente, apresentou grande variação de taxas efetivas de juros, as quais chegaram até 121,69% ao ano, o que é proibitivo para o segmento agrícola. Quanto à CPR financeira, esta apresentou custos na faixa de 25% ao ano, isto é, muito superiores quando comparadas ao crédito oficial de 9,5% ao ano, mostrando-se viável apenas para aqueles produtores com maior produtividade, através de plantio adensado. O crédito pessoal, apesar de raramente utilizado pelo produtor, mostrou-se a pior das alternativas apresentando taxas de juros na ordem de 166% ao ano.
Quando associados CPR e os mecanismos de futuros e de opções, os resultados apresentados demonstraram que o produtor ao utilizar estes instrumentos pode obter melhor desempenho, em relação ao processo tradicional de custeio e venda da safra, em termos de financiamento e proteção de variação de risco de preço.
Como resultado do estudo, são sugeridas medidas visando a melhoria do modelo de financiamento e da proteção de preços hoje praticados, com enfoque nos seguintes aspectos: manutenção da taxa de financiamento a 9,5% ao ano para a cafeicultura; financiamento dos ajustes nas operações de venda a futuro e financiamento dos prêmios das opções de venda; reavaliação da taxa de aval em CPR; vinculação de parte da produção financiada a operações de trava de preço via futuro e opções; seguro de performance que proporcione emissão de CPR a custos menores e, por último, a criação de um fundo de commodities lastreado em CPRs, em que a venda do produto esteja acertada através de mercado futuro ou de opções.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85876
Date January 2003
CreatorsDuarte, Antonio Carlos
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Menezes, Emilio de Araujo
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format101 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds