Return to search

Contribuições da pesquisa-ação na produção de conhecimentos escolares : experiências curriculares na Rede Pública Municipal de Educação de Chapecó (1997-2004) / Contributions of action research in School Knowledge Production: Curricular Experiences in Municipal Public Education Network of Chapecó (1997-2004)

Made available in DSpace on 2016-12-08T16:35:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1
116952.pdf: 3581473 bytes, checksum: 29bd2cbecce1b0b1a877702de3a93ba7 (MD5)
Previous issue date: 2014-05-12 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Nesta dissertação, discuto o processo de Reorientação Curricular Popular do Município de Chapecó/SC 1997-2004, à luz da teoria crítico-emancipadora e dos pressupostos teóricos Freireanos, procurando identificar quais as contribuições da pesquisa-ação para a prática docente enquanto estratégia pedagógica na definição e organização dos conhecimentos escolares no fazer pedagógico dos educadores. A investigação configura-se como uma pesquisa qualitativa e os dados empíricos foram obtidos mediante entrevistas com educadoras com posterior transcrição das falas e estudo de documentos, revistas, relatórios e cadernos do período. O grupo investigado compõe-se de educadores/as que estavam em sala de aula durante a implementação da proposta de reorganização curricular nas séries iniciais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Os referenciais teóricos de análise são os estudos de Paulo Freire sobre a Educação Libertadora e as categorias elencadas são: ressignificação do conceito de conteúdo escolar, conhecimento na dimensão axiológica e prática pedagógica como práxis. De um lado, a pesquisa revelou algumas dificuldades dos educadores em trabalhar, a partir das falas significativas, especialmente em deixar de seguir um rol de conteúdos dos livros didáticos sem considerar a realidade dos educandos e as explicações destes para os problemas vivenciados, em compreender e relacionar os limites explicativos da realidade e a partir destes selecionar os conteúdos programáticos. Mas, de outro lado, as análises realizadas revelaram mudanças significativas nas práticas dos educadores indicando que alguns princípios foram incorporados na prática e no fazer dos educadores. Dentre eles, destaco o compromisso dos educadores com a construção da cidadania dos educandos alunos via processo de construção do conhecimento escolar, pois tomava a realidade dos educandos alunos como ponto de partida na organização e seleção dos conteúdos escolares, a valorização dos saberes dos educandos alunos, a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo como necessidade na ação docente e a escola como lugar do exercício permanente da práxis, via coletivo de educadores que se pautava pelo compromisso com um currículo crítico e emancipatório. Contudo, atualmente, a prática pedagógica, via abordagem temática, não se encontra mais presente nas gestões seguintes da rede municipal de ensino de Chapecó. O que permanece são iniciativas isoladas, na forma de resistência, por alguns educadores que querem continuar trabalhando dialogicamente com seus educandos alunos e em nível de sala de aula primam pelos valores da crítica, da solidariedade e do compromisso social.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:tede.udesc.br #179.97.105.11:handle/1009
Date12 May 2014
CreatorsPossamai, Leusa Fátima Lucatelli
ContributorsCarminati, Celso João
PublisherUniversidade do Estado de Santa Catarina, Mestrado em Educação, UDESC, BR, Educação
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC, instname:Universidade do Estado de Santa Catarina, instacron:UDESC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0028 seconds