Return to search

A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Made available in DSpace on 2012-10-23T03:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1
245564.pdf: 8631102 bytes, checksum: c519b42a482c9f57f1b591cec4c990fc (MD5) / Este trabalho aborda as relações entre o uso excessivo da mídia externa, especialmente a utilizada nas fachadas de edifícios de comércio, e a paisagem urbana, considerando que o uso excessivo desse tipo de anúncios contribui para a poluição visual na paisagem. O recobrimento das fachadas das edificações por anúncios publicitários faz que tudo se pareça, prejudica a legibilidade da paisagem e encobre elementos referenciais da cidade dificultando o processo de orientação do cidadão. A questão é contribuir com aportes teóricos que possam estabelecer formas de melhorar a qualidade visual da paisagem urbana, e aprimorar o conhecimento na área através da integração de conceitos referentes à mídia externa e o ambiente construído para o desenvolvimento, tanto uma de uma legislação eficaz quanto de projetos integrados de comunicação visual e arquitetura, elaborados por equipes multidisciplinares, os quais poderiam amenizar a poluição visual do cenário urbano atual, qualificando o espaço público.
Deste modo, o trabalho analisa a relação entre a mídia externa e o ambiente construído, especialmente fachadas de edificações comerciais, a partir do estudo da Rua Do Acampamento em Santa Maria/RS, através da percepção de seus usuários. Buscou-se assim, analisar os elementos que estruturam a identidade da Rua Do Acampamento; os elementos que auxiliam a orientação dos usuários da rua; analisar como os usuários se sentem em relação ao espaço estudado e verificar o espectro de opiniões dos usuários acerca da mídia externa utilizada nas fachadas das edificações e, se esta constitui ou não um elemento gerador de poluição visual no local.
Observou-se que os usuários do local percebem o excesso de anúncios como um ponto negativo na Rua Do Acampamento, mas esse não constitui um fator preponderante para os usuários sentirem aversão a rua, pois eles tendem a não perceber os anúncios no cotidiano, como um mecanismo de proteção em ambientes com excesso de estímulo, porém, uma parcela significativa dos entrevistados respondeu não gostar da rua por causa da poluição visual, causada não apenas pelos anúncios mas por diversos outros fatores. Verificou-se a necessidade de planejamento, normatização e fiscalização da atividade comercial principalmente no que tange a mídia externa e o ambiente construído.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89883
Date January 2007
CreatorsCasarin, Vanessa
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Pereira, Elson Manoel, Santiago, Alina Gonçalves
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds