Return to search

Comparação entre a contabilidade de custos e a contabilidade de ganhos da teoria das restrições e o impacto nas decisões da empresa.

Este trabalho analisa a importância da contabilidade gerencial como instrumento para que as decisões locais dos gerentes conduzam a empresa a uma maior rentabilidade. Através da revisão bibliográfica, mostra a perda de relevância da contabilidade tradicional e aborda a metodologia da contabilidade de custos e a metodologia da contabilidade de ganhos da Teoria das Restrições, como alternativas para resgatar a importância da contabilidade gerencial. Nesse contexto, é feita uma análise comparativa e se evidencia o contraste entre essas duas metodologias e, ainda, o impacto nas decisões da empresa, o foco desse trabalho. Observou-se que a metodologia da contabilidade de custos procura a melhor forma para avaliar os custos do produto, com o objetivo de selecionar o mix de produção que maximiza o lucro da empresa. De outro modo, a contabilidade de ganhos da Teoria das Restrições, para o mesmo objetivo, em primeiro lugar, identifica o recurso com restrição de capacidade e, depois, calcula o ganho unitário de cada produto na restrição. Também, é apresentado um estudo de caso na empresa Ellen Metalúrgica e Cromeação, que inicialmente implementou a contabilidade de custos, e que depois decidiu pelo uso da metodologia da contabilidade de ganhos quando da tomada de decisões. A análise da evolução histórica dos indicadores financeiros e de desempenho na manufatura revela que a empresa melhorou o seu resultado quando passou a utilizar a contabilidade de ganhos em substituição a contabilidade de custos. Além disso, foi analisado como a bússola financeira, uma ferramenta proporcionada pela Teoria das Restrições, colaborou para melhorar as decisões gerenciais locais e para alinhá-las com as medidas globais de lucratividade. Os resultados obtidos pela empresa revelam que a contabilidade de ganhos proporcionou um crescimento expressivo do lucro. Portanto, concluiu-se que a contabilidade de custos deve ser utilizada para a elaboração de demonstrativos financeiros externos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:53
Date00 December 2004
CreatorsEvandro Sylvio Lima Sinisgalli
ContributorsLigia Maria Soto Urbina
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds